segunda-feira, 2 de julho de 2012

O CONSELHO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS

Artigo publicado no jornal Tribuna Livre, em 05 de junho de 2012, Viçosa, MG.

O ano de 2012 começou com um novo conselho de profissionais: o Conselho de Arquitetos e Urbanistas - CAU.  Depois de décadas ligados ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA - os arquitetos e urbanistas brasileiros se separaram e criaram sua autarquia para orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão.

Essa foi uma conquista histórica para a categoria, que significa maior autonomia e representatividade para a profissão. O CAU possui a função de zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como atuar defendendo o aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo. O CAU foi criado atento às exigências ambientais, com a preocupado em estar atualizado a respeito das tecnologias disponíveis para fiscalização e demais serviços que tem obrigação legal de realizar. Paralelamente, prossegue conduzindo debates sobre a atualização do ensino de Arquitetura e Urbanismo no país e sobre a adequação de processos de aprovação de projetos e direção de obra. Dá ênfase à responsabilidade técnica do arquiteto e urbanista, visando, especialmente, o melhor atendimento à sociedade a qual serve.

Os Arquitetos e Urbanistas não mais pertencem ao órgão que abriga os profissionais de agronomia, engenharias (civil, elétrica, mecânica, agrimensura entre outras), geologia e geografia, porque devem ter seu próprio canal, sem jamais deixar de entender a importância destas profissões essenciais e parceiras para a construção da sociedade. O conselho inicia sua luta pela correta compreensão da importância da profissão na ocupação do território, na construção da moradia humana. Luta pela universalização do acesso à Arquitetura e Urbanismo de qualidade.

A profissão do Arquiteto e Urbanista ainda é desconhecida por grande parte da sociedade. Confundem-se suas atribuições com outros profissionais, principalmente os ligados às construções de residências e prédios. Mas quem projeta é o Arquiteto e Urbanista. Desconhece-se que o Arquiteto e Urbanista é o profissional licenciado para atuar em projetos de edifícios, dos mais simples, como residências,  aos mais complexos como escolas, indústrias, hospitais. Ele  também compatibiliza os projetos de arquitetura com os projetos complementares (estrutural, elétrico, hidrossanitário etc.); acompanha obras; especifica materiais e técnicas construtivas. Sua ampla formação o prepara para desenvolver e acompanhar, juntamente com outras categorias disciplinares, projetos de planejamento regional, urbanismo (projetos de partes das cidades), desenho urbano (projeto e intervenções para melhorias em áreas públicas) e  habitação de interesse social.  O Arquiteto e Urbanista tem atribuições para atuar nas áreas de preservação do patrimônio histórico e  na coordenação da elaboração planejamento físico-territorial (intervenção no espaço urbano e regional fundamentados).  A lista inclui as atuações em concepção  e execução em paisagismo, arquitetura de interiores (lojas, consultórios) e design de mobiliário.

O CAU tem um enorme desafio à frente. Caminhar por sua própria conta não será uma tarefa simples. Encontrará dificuldades para fazer valer o exercício de atribuições dos Arquitetos e Urbanistas e precisará  da compreensão e do apoio dos seus profissionais e da sociedade. O CAU agradecerá a crítica construtiva e somará os esforços da categoria para se mostrar mais visível numa sociedade cheia de desafios quanto à diminuição das injustiças sociais nas cidades e quanto à sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário