Aqui, no ponto de captação das águas para a UFV e para o SAAE, o leito do Ribeirão desaparece. Sinal da falta d'água.
Um período atípico no verão, no qual as chuvas desapareceram, traz enorme preocupação aos moradores. Está faltando água em partes de Viçosa. Se as chuvas não chegarem os problemas vão se agravar.
A fragilidade ambiental fica claramente exposta quando queremos tirar do ambiente mais do que ele é capaz de produzir. Na região das cabeceiras do Ribeirão São Bartolomeu, falta água. Rua Nova, Romão dos Reis, Condomínio Monteverde, Acamari, e nos 2 outros recentemente autorizados pela prefeitura padecem com a falta de água, pois todos tiram do mesmo lençol freático enfraquecido.Há muitas novas construções que vão demandar mais água em breve. E querem urbanizar o Paraíso! A maçã já foi comida.
Medidas imediatas: racionar, proibir lavagem de automóveis nos postos.
Medidas futuras: planejar a cidade, parar com os desmatamentos e obras ilegais nas APPs, não autorizar novos parcelamentos em áreas com fragilidade ambiental, definir a APA São Bartolomeu, valorizar e valorar os produtores de água.
Vixe... estou ficando apavorado... e não estamos vendo nenhuma ação concreta...
ResponderExcluirSe as tendências para este ano se confirmarem, vamos passar muito aperto! E ainda querem urbanizar a região...
ResponderExcluir