quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Por que os prefeitos gostam tanto de asfalto?


Por que os prefeitos gostam tanto de asfalto? Por que as pessoas gostam tanto de asfalto?

Em meio à crise hídrica, as ideias de sustentabilidade, ainda persiste a mentalidade míope de que o asfalto deve ser aplicado indiscriminadamente nas cidades. 
Vejam em Viçosa, o prefeito anuncia o asfaltamento em bairros de classe média, com a substituição de blocos sextavados por asfalto. Vai retirar uma solução mais adequada por ser mais permeável que o asfalto.  Vai impermeabilizar mais o solo, o que incindirá a ida mais rápida das águas pluviais para os acanhados e sofridos córregos.
A intenção de levar os blocos para aplicá-los nos bairros mais humildes é absurda, pois se não servem para os bairros ricos, por que servem aos mais pobres. Por que não corrigir os defeitos e cuidar de tantas outras prioridades em tantos bairros com péssima infraestrutura?
Não, o asfalto dá visibilidade política. O asfalto reinveste em bairros já privilegiados, O asfalto também trará mais calor para seus vizinhos, trará mais velocidade para os automóveis, exigirá quebra-molas no futuro, trará mais fuligem para as casas. Provocará mais acidentes de trânsito e mais enxurradas.  Que vantagens são estas?

Asfalto é tolice. Asfalto é miopia. Asfalto é voto. Asfalto é segregação.  Asfalto é insustentabilidade. Asfalto é contra-mão na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário