29 outubro 2015

S. O. S. São Bartolomeu


As matas ciliares são, no Brasil, consideradas áreas de preservação permanente (APP) e favorecem a regularização da vazão dos rios e córregos além de oferecer abrigo e alimentação para a fauna local.. Deveriam ser protegidas pelas legislações estaduais e pelo código florestal brasileiro. O desmatamento de mata ciliar é considerado um crime ambiental.

Quando leitos de rios e áreas de nascente não são protegidas por matas ciliares, além de receberem mais contaminação e poluição, sofrem com o processo de erosão e assoreamento que leva à seca. É o caso do Rio Doce esse ano e da nascente do São Francisco que agoniza na UTI (http://goo.gl/P2JKP4). Infelizmente, essas têm sido notícias frequentes e não podemos achar que um rio secar é algo natural. Não é!  A natureza tem repetido alertas.

Em Viçosa, A APA do São Bartolomeu é uma reivindicação antiga de Viçosa, iniciada na década de 1990, pelo movimento SOS São Bartolomeu. Infelizmente, as forças políticas ligadas à forte elite do têm forçado derrotas àqueles que lutam e sonham por uma cidade socialmente justa e ambientalmente responsável. A APA não saiu do papelo essas forças continuam com planos de ocupar a frágil bacia do São Bartolomeu. Fiquemos de olho!

Fontes:   Árvore, Ser Tecnológico
http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/renefara/article/view/172

28 outubro 2015

Patrimônio Viçosense

Casa na Benjamim Araújo, número 85, Centro, Viçosa.

Arquitetura eclética, dois pavimentos, o térreo comercial e o superior residencial, fachada assimétrica, muito rebuscada, acesso por portão e varanda lateral.

Edificação notavelmente bem conservada. Platibanda com medalhão com o ano 1926.

26 outubro 2015

Vista assim do alto

Viçosa-MG - área central vista do alto do morro. Foto Ítalo Stephan, 2015

Viçosa-MG - em primeiro plano o Campus da UFV, ao fundo a área central.

 Viçosa-MG -área central vista do bairro Bom Jesus. Foto Ítalo Stephan, 2015

Parece que temos áreas verdes. Sim, apenas no Campus da UFV e em terrenos baldios. Viçosa possui muito poucas praças.Há bairros populosos como o Santo Antônio e Bom Jesus sem sequer uma praça, ou algo digno deste nome. É crônica a falta de espaços de lazer e recreação nos bairros.

25 outubro 2015

Lixo, chuvas e ignorância


Ao socorrer, a Defesa Civil encontra as causas de problemas que poderiam ser facilmente evitáveis se alguns habitantes tivessem um mínimo de educação cívica. A situação se agrava com o desrespeito. A falta de cidadania fica visível nas bocas de lobo entupidas, principalmente, com garrafas e sacolas plásticas. Areia e brita são guardados nas ruas e escorrem com a chuva. Há ainda mais absurdos.  O que faz um morador descartar um sofá velho, um colchão, uma bacia sanitária em um curso d´água? O que faz um morador cortar árvores e bananeiras e as jogar córrego abaixo?  O que faz um habitante despejar um caminhão de entulho nas margens de um córrego? Para essas pessoas inescrupulosas, o problema passa a ser dos outros. Isso não é ignorância; quem faz sabe o que está fazendo. Isso é desrespeito, é crime. Os irresponsáveis devem pagar multas pesadas e serem responsabilizadas pelo que fazem.

24 outubro 2015

Patrimônio arquitetônico - Campus da UFV



Edifício Chotaro Shimoya - Biologia - Campus da UFV. Joia da década de 1970.
Bloco único com pátio central. Três pavimenyctos: o primeiro com pilares duplos e janelas em fita visíveis, os demais pavimentos protegidos pelos brises horizontais.

20 outubro 2015

Santa Cruz do Escalvado: Reunião preparatória para o Debate

Em Santa Cruz do Escalvado, na sala de reuniões da Prefeitura, foi realizada a reunião preparatória para o Debate Público, marcado para 05/11/2015.

Com maciça presença dos delegados eleitos nas reuniões públicas, a  equipe técnica entregou a cada um o Relatório da Leitura Participativa, uma cópia do regulamento do Debate e formulários para suprimir, acrescentar ou modificar os pontos levantados, com o objetivo de chegar à matéria prima para a confecção da minuta do Plano Diretor.
Os delegados terão um prazo de quinze dias para lerem o relatório e de se reunirem com suas comunidades para aprimorar o resultado leitura.

Desperdício inaceitável


18 outubro 2015

Arquitetura Neoandina

Arquitetura "Cholet" na Bolívia





Desde  2006 começou a surgir uma nova classe burguesa na Bolivia,  graças a um pequeno boom econômico que tem permitido a diversos produtores e vendedores constituir uma burguesia manifestada a través de um novo estilo arquitetônico.
”Cholet” é o nome denominado para este novo conceito que começa a se impor nas ruas bolivianas. Sem dúvida é autêntico e criativo.
É inspirado na identidade aymara, combinando cores fortes em uma mescla que tem muito de barroquismo e símbolos andinos próprios da tradição local.

Ver mais em:
http://www.vistelacalle.com/111813/arquitectura-neoandina-recuperando-el-diseno-indigena/
http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2014/05/23/arquitectura-neoandina-en-bolivia
http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2014/05/23/crean-indigenas-aymara-arquitectura-201cneoandina201d-en-bolivia-476.html

17 outubro 2015

Criatividade incontida

Acesso à garagem em uma residência em Qualquerlândia.
Uma solução inusitada,criativa, sem dúvida. 
No entanto, pergunta-se: como pode uma administração pública permitir isso?

15 outubro 2015

O estrago que um mineroduto faz

São três em operação, um em construção e outro em licenciamento. Juntas, as tubulações de transporte de minério vão consumir 5,612 milhões de metros cúbicos de água por mês(1/3 do que consome Belo Horizonte).
Não pagam por ela.  Além da água gratuita e em abundância, os equipamentos trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana.
Com o mineroduto, a empresa também fica livre de investimentos em ferrovias – outra opção para o transporte do minério – e de utilizar a deficiente malha rodoviária.
Essa farra vai até quando? A caixa d´água do Brasil não suporta tamanho desfalque.

Impacto na estação de bombeamento de água.

Impacto ao longo do caminho.

Impacto devastador no terminal de um mineroduto.



http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/112996/MPF-de-Minas-pede-suspens%C3%A3o-do-mineroduto.htm
http://www.brasildefato.com.br/node/12897

Nossos rios estão secando

Rio Doce em Governador Valadares-MG

Nossos rios estão secando... até quando será possível ir resolvendo paliativamente a demanda crescente pelo abastecimento com abertura de poços artesianos e racionamentos?
Continuamos com a promoção desenfreada da expansão urbana, com o desmatamento e a destruição das nascentes.
Até quando vai continuar a sangria dos minerodutos?

Foto e reportagem:
http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2015/10/rio-doce-em-governador-valadares-atinge-volume-mais-baixo-da-historia.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

12 outubro 2015

Santa Rita do Sapucaí - MG


Santa Rita do Sapucaí-MG está honrosa e merecidamente entre as 10 cidades mais inovadoras do país, É a quarta do interior. É para comemorar e explorar mais ainda o potencial que possui.
O ranking:

CAPITAIS:
1º. Florianópolis
2º. Porto Alegre
3º. Curitiba
4º. Recife
5º. Rio de Janeiro

INTERIOR:
1º. Campinas
2º. São José dos Campos
3º. São Carlos
4º. Santa Rita do Sapucaí
5º. Campina Grande

Veja em:
http://www.tvminas.com/noticia-info/301/Santa_Rita_do_Sapucai_esta_entre_as_10_cidades_mais_inovadoras_do_pais

08 outubro 2015

Pedindo voto


Aqui está um trabalho desenvolvido por um grupo de estudantes entre os quais estão os de Arquitetura e Urbanismo da UFV  (Humberto Amorim, Ana Sofia Almeida). O trabalho foi desenvolvido durante o período que estiveram na Inglaterra pelo programa Ciências Sem Fronteiras. Trata-se de um projeto para a população da Camboja que mora num lago.
Eles estão disputando um prêmio internacional e a votação ao público está aberta até dia 1 de Novembro. Para votar é bastante simples. Apenas dar um clique no coração rosa que aparece na página e pronto:
 http://www.eleven-magazine.com/?entrants=ec0251

07 outubro 2015

Inacessibilidade inaceitável

Mais que na hora de corrigir uma enorme bobagem. A "obra", dentro do Campus da UFV, parece acabada, o que demonstra dinheiro mal gasto. 
Se vão corrigir, não é mais que obrigação, já vai ser tarde. 
No entanto, o erro fica registrado.

06 outubro 2015

Qualquerlândia: Operação menos asfalto!

Chegou às minhas mãos um convite da Prefeitura Municipal de Qualquerlândia, com os seguintes dizeres:

OPERAÇÃO + ASFALTO

Prezado Morador,
Em 2015 iniciamos em Qualquerlândia a "Operação + asfalto", o maior programa municipal de recuperação de vias urbanas dos últimos tempos em nossa cidade. Por isso, é com imensa alegria que vimos convidá-lo a participar do ato de assinatura da Ordem de Serviço das obras de asfaltamento da Avenida Oliva dos Castro.

Na ocasião, também ápresentaremos, com a empresa vendedora da licitação, o cronograma do processo de asfaltamento, para que você possa nos ajudar a fiscalizar o andamento da obra.
Destacamos que é de extrema importância sua participação neste momento tão importante para o seu bairro.  

A reunião será no dia .... no Salão Paroquial da Igreja de Fátima

Contamos com a sua participação. Ela é fundamental para que possamos construir uma cidade melhor a cada dia.
_____

____

Que participação é essa que se restringe a assistir a assinatura de uma ordem de serviço para asfaltar uma rua de um bairro de classe média e a fiscalizar a execução do asfalto?

Enquanto se aplica o asfalto, temos uma crise hídrica castigando o município, juntamente com  problemas gravíssimos de infraestrutura nos bairros mais humildes.

Deveríamos ter Operação - Asfalto; Operação + Educação; Operação + Conservação do Meio Ambiente; Operação + Cultura

05 outubro 2015

Complan Viçosa-MG

Conselho Municipal de Planejamento - Complan -  peça fundamental de apoio ao planejamento urbano de Viçosa-MG.
Criado há 15 anos, proposital e providencialmente esquecido, tem uma nova chande, embora ainda mal tenha começado a engatinhar. Que sejam passos firmes daqui para frente.

04 outubro 2015

Matamos nossos rios

Assoreamento e pouca água em uma das represas do Campus da UFV.  Crise hídrica visível. Foto Ítalo Stephan, final de setembro de 2015

"Novo" Santo Antônio, Viçosa-MG. Ocupação urbana agressiva: nascentes aterradas e topos de morros desmatados. Urbanização mal planejada e sorrateira. Lucro acima e por cima de tudo. Foto Paulo Tadeu Leite Arantes, final de setembro de 2015.

"Matamos nossos rios, não há partido que resolva" (Sebastião Salgado)

Para ele, o problema da crise hídrica brasileira é “de toda a sociedade. Todos somos seres políticos e temos responsabilidades sociais".
Salgado ainda afirma que "hoje temos um Brasil moderno, mas que foi construído sobre as florestas e os rios". Assim vêm crescendo nossas cidades, às custas de danos irreparáveis em função do lucro imobiliário a qualquer custo. O "progresso" destrói nascentes e  topos de morros, aterra brejos e entuba córregos, impermeabiliza o solo e joga esgoto nos cursos que sobram,
Temos de repensar o consumo atual. Como também afirma um dos maiores fotógrafos do planeta, "a solução para o problema é preservar nossas nascentes. É absolutamente necessário que todas as instituições, sejam públicas ou privadas, façam sua parte." Quando começa a faltar água nas nossas cidades, vamos procurá-la em locais cada vez mais distantes, e isso representa não só custos financeiros, mas custos ambientais muito altos. É um absurdo ir "sugando" uma fonte depois abandoná-la e ir em busca da próxima.
É hora de reaproveitar águas das chuvas, tratar nosos esgotos, preservar e recuperar nascentes, matas ciliares e topos de morros. É hora de conscientizar e educar a população para uma nova era.

Recuperação do meio ambiente e educação: estas deveriam ser as prioridades dos nossso governantes.

Veja a reportagem sobre Sebastião Salgado em:
http://www.cartacapital.com.br/cultura/matamos-nossos-rios-nao-ha-partido-que-resolva-isso-diz-sebastiao-salgado-6562.html

03 outubro 2015

Medalha Tiradentes

Paulo Tadeu Leite Arantes, Antônio Cléber Gonçalves Tibiriçá e Ítalo Stephan- três professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV

Foi uma honra recebermos a Medalha Tiradentes, das mãos do Prefeito Ângelo Chequer, no dia do aniversário de Viçosa. Cada um de nós lutando da sua maneira a boa luta.  Sempre querendo melhorar a cidade que escolhemos para viver.

Leitura Participativa - Santa Cruz do Escalvado


Foi apresentado e entregue o Prefeito e seu secretariado a Leitura Participativa - um relatório das 12 reuniões realizadas. É a primeira etapa, concluída, da elaboração do Plano Diretor Participativo de Santa Cruz do Escalvado. Este material será entregue aos delegados eleitos nas reuniões. A eles caberá discutir mais um pouco com os moradores das locaidades em que moram e fazer modificações e acréscimos, caso necessários. A entrega será feita numa reunião preparatória no dia 16 de outubro, na sala de reuniões da Prefeitura e a data do Debate Público será confirmada em breve.