quinta-feira, 29 de outubro de 2015

S. O. S. São Bartolomeu


As matas ciliares são, no Brasil, consideradas áreas de preservação permanente (APP) e favorecem a regularização da vazão dos rios e córregos além de oferecer abrigo e alimentação para a fauna local.. Deveriam ser protegidas pelas legislações estaduais e pelo código florestal brasileiro. O desmatamento de mata ciliar é considerado um crime ambiental.

Quando leitos de rios e áreas de nascente não são protegidas por matas ciliares, além de receberem mais contaminação e poluição, sofrem com o processo de erosão e assoreamento que leva à seca. É o caso do Rio Doce esse ano e da nascente do São Francisco que agoniza na UTI (http://goo.gl/P2JKP4). Infelizmente, essas têm sido notícias frequentes e não podemos achar que um rio secar é algo natural. Não é!  A natureza tem repetido alertas.

Em Viçosa, A APA do São Bartolomeu é uma reivindicação antiga de Viçosa, iniciada na década de 1990, pelo movimento SOS São Bartolomeu. Infelizmente, as forças políticas ligadas à forte elite do têm forçado derrotas àqueles que lutam e sonham por uma cidade socialmente justa e ambientalmente responsável. A APA não saiu do papelo essas forças continuam com planos de ocupar a frágil bacia do São Bartolomeu. Fiquemos de olho!

Fontes:   Árvore, Ser Tecnológico
http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/renefara/article/view/172

Nenhum comentário:

Postar um comentário