30 outubro 2016

DONA EUSÉBIA - MG

 Doba Eusébia, Zona da Mata-MG, entre Ubá e Cataguases. Um pouco mais de 6 mil habitantes. A cidade das mudas de flores, fruteiras, árvores ornamentais e palmeiras.

 Entrada da cidade já denuncia sua vocação.

A Estação Ferroviária permanece, mas sem os trilhos. 
Fotos Ítalo Stephan, 2016.

25 outubro 2016

GARGALO PEDESTRÓFOBO

Viçosa-MG, Av. Marechal Castelo Branco, um gargalo viário, uma via arterial, uma via sem acessibilidade, um retrato de como a cidade cresce sem cuidado. Uma via dedicada quase exclusivamente ao automóvel.

Rampa descendente deixa um passeio estreito e inclinado. Calçadas interruptas.

Terrenos sem fechamento, sem calçada empurram os pedestres para o meio da rua. Cada um resolve a rua do seu jeito.

Terrenos vazios sem calçadas, sem passagem de pedestres.

De um lado um dos poucos trechos razoavelmente adequados, em frente a uma edificação de algumas décadas. Do outro lado, em frente a prédios recentemente inaugurados, o descaso com os pedestres.



Fotos Ítalo Stephan, 2016

23 outubro 2016

COM ÁGUA NÃO SE BRINCA

Viçosa-MG, 22/10/2016. Rua Padre Serafim. 

Com um enorme susto, um automóvel caiu em um buraco que se abriu repentinamente em decorrência apenas das primeiras chuvas. Por baixo da via passa o córrego da Conceição. Há outros pontos com risco igual ou pior.
Lembremos o mesmo córrego passa canalizado sob dois postos de gasolina e onde antes era um bar, um açougue e um caldo de cana, hoje interditados. Os sinais estão lá - afundamentos e ondulações no pavimento sobre terreno instável e misturado com esgoto, da Gomes Barbosa, que apenas têm sendo preenchidos com asfalto.

O Blog Ecos da Periferia já tinha chamado atenção para as obras pré-eleitorais, em que os buracos foram tampados.
Veja em:
http://ecos-periferia.blogspot.com.br/2016/10/nao-adianta-so-tapar-o-buraco.html



22 outubro 2016

ARQUITETOS E URBANISTAS UNIDOS EM MURIAÉ-MG


PLANMOB VIÇOSA

Segunda reunião setorial do PlanMob Viçosa - Secretários Municipais, Corpo de Bombeiro (UFV e Viçosa), Polícia Militar e cidadãos- Foto Ítalo Stephan, 2016

Artigo publicado no jornal Nova Tribuna, de 19/10/2016

Viçosa já começou a desenvolver seu Plano de Mobilidade Urbana - PlanMob Viçosa.  Mas, o que é um Plano de Mobilidade Urbana? O PlanMob Viçosa será um conjunto de propostas elaboradas para melhorar as condições de acessibilidade dos pedestres; do transporte coletivo; do uso de bicicletas; dos deslocamentos dos veículos motorizados. Viçosa tem a obrigação legal de elaborar seu Plano de Mobilidade Urbana e a ela começa atender. A execução do plano é uma exigência da Lei da Mobilidade Urbana - PMU, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Além disso, de acordo com o Estatuto da Cidade, os municípios com mais de vinte mil habitantes, que é o caso de Viçosa, entre outros, são obrigados a ter PMU integrado ao Plano Diretor local, que está sendo revisto e em fase de conclusão do anteprojeto, que será apresentado em breve em audiência pública.

O PlanMob terá como hierarquia de prioridades o pedestre e seu ambiente, pois o caminhar é a forma mais universal de circulação em qualquer cidade. A calçada é a via por onde circula o modo de transporte mais frágil e mais numeroso. As prioridades seguintes serão o usuário do transporte coletivo, o usuário do transporte não motorizado e o usuário do transporte individual. O PlanMob Viçosa será elaborado a partir de vários estudos, levantamentos e das contribuições da participação da população. Serão desenvolvidas inúmeras propostas, dentre elas as para a melhoria da circulação e sinalização do trânsito, a partir das medições dos fluxos de veículos nos cruzamentos que já estão sendo feitas e das contribuições que a população venha a fazer, seja nas reuniões, respondendo aos questionários ou utilizando a rede mundial de computadores, para expressar suas opiniões. Há pontos outros pontos cruciais a serem tratados, como a avenida Marechal Castelo Brancos e outras vias estruturais que ligam partes da cidade. Já há outros levantamentos em andamento, como o da qualidade das paradas de ônibus e das calçadas, as condições dos estacionamentos, as condições de uso de bicicletas, temas que ajudarão a definir o que de melhor poderá ser feito. Estão sendo feitos vários levantamentos sobre a legislação municipal e federal, sobre diversos documentos produzidos, como monografias, teses e estudos já realizados pela UFV.

O PlanMob Viçosa será referência para definir programas, projetos, ações e investimentos públicos para um período de dez anos. Há várias formas em que os cidadãos poderão contribuir com críticas e sugestões de melhorias. Participe das reuniões públicas. Nesta semana já serão iniciadas reuniões com a presença de representantes de setores da sociedade, como a empresa de ônibus, a associação dos taxistas, transportadores de carga, do transporte escolar, de setores ligados à segurança pública, construção civil, ONGs além de representantes de estudantes do ensino superior. Colabore quando for convidado a responder questionários sobre o PlanMob. Conheça a página do PlanMob Viçosa e contribua com a sua opinião, crítica ou sugestão, ou através do e-mail planmobviçosa@gmail.com.

20 outubro 2016

Agressão ao urbano.

Avenida Marechal Castelo Branco, Viçosa-MG. Como já não bastasse uma via tomada pelos estacionamentos das lojas, com um pavimento interrupto, irregular, esburacado, cheio de obstáculos, inclinado, inadequado à acessibilidade, prevalecem as soluções individualistas onde não importa o impacto que causam nas vias, o que interessa é cada um resolver o seu.
Como é que a Prefeitura permitiu e continua a permitir isso? Na foto há um prédio inaugurado há muito pouco tempo. A rampa toma onde deveria ser a calçada e avança para cima da pista. Ao fundo ainda colocaram um totem que obstrui a passagem. Os arquitetos que o projetaram erraram, os engenheiros erraram, os construtores erraram, os proprietários erraram ao não exigir uma solução adequada, a Prefeitura errou em deixar isso acontecer.

Absurdo! Absurdo! Absurdo!

19 outubro 2016

Toma lá dá cá


Primeiro constroem dois prédios em cima de um rio, deixando no meio uma praça espremida, escura, uma não-praça .
Por outro lado fazem uma gentileza urbana com uma larga calçada. Depois tomam a gentileza com uma rampa invadindo a calçada. Uma rampa que nem seque atende às normas de acessibilidade. A Prefeitura permitiu, está conivente com a irregularidade.
A Prefeitura errou, assim como errou ao aprovar os dois quiosques que obstruem a entrada da praça.
Há um tempo atrás, a Prefeitura autorizou a colocação de uma barreira horrorosa, com fins de suporte para anúncios. A coisa está se deteriorando. Quando será tirada dali?
Que cidade é esta que está sendo formada por maus planejadores para o bem público?

EDITAL ABERTO


18 outubro 2016

III SEPAAC


O SEPAAC – Seminário de Planejamento e Avaliação do Ambiente Construído é um evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV (PPGAU-UFV) e tem como objetivo de promover a discussão da comunidade acadêmica e pesquisadores em torno de temas relacionados com as questões ligadas ao campo da Arquitetura, Urbanismo, Planejamento Urbano e áreas afins que envolvam o planejamento e a avaliação dos ambientes construídos. 


Contamos com a presença de todos!

Inscrições no link: https://eventos.funarbe.org.br/detalhes/iii-sepaac-_-o-ambiente-construido%3A-mudancas-climaticas-e-resiliencia-urbana


17 outubro 2016

Cataguazes




ASCÂNIO LOPES
Cataguazes
Para Carlos Drummond de Andrade

" [...]Nas tuas ruas brinca a inconsciência das cidades
que nunca foram, que não cuidam de ser.
Não sabes, não sei, ninguém compreenderá jamais o que desejas, o que serás.
Não és do passado, não és do futuro; não tens idade...
Só sei que és
a mais mineira cidade de Minas Gerais...
Nem geometria, nem estilo europeu, nem invasão americana de bangalôs derniecri.
Tuas casas são largas casas mineiras feitas na previsão de muitos hóspedes.[...]"

16 outubro 2016

CATAGUASES É VERDE

Avenidas largas e arborizadas...

Um maneira original de arborização das ruas, uma forma de amenizar o intenso calor...

Em toda a área urbana mais central o verde das árvores e as sombras tornam o clima mais suportável na quente Cataguases.

15 outubro 2016

Em Ca(n)taguases

 Moderno...

Art Deco...

Contemporâneo...

Eclético ... 

Os estilos arquitetônicos convivem em harmonia na cidade ponto fora da curva da Zona da Mata mineira. Não há ninguém que vá lá pela primeira vez que não se encante, não se surpreenda, não se apaixone. 

14 outubro 2016

NEW BARRA LONGA NEWS


 ...Enquanto isso, o cotidiano da cidade segue pacato, sem qualquer interferência.

 Desastre ambiental? Pffff...deixe que a natureza se recupere sozinha!

E logo, logo, tudo ficará pronto, não vai demorar...

by Arthur Etrusco

12 outubro 2016

OPORTUNIDADE PARA PARTICIPAR

V Fórum de Desenvolvimento de Viçosa e Região
Tema: Gestão Participativa
14/10/2016

Inscrições: http://adevi.org.br/forum/v-forum-de-desenvolvimento-de-vicosa-e-regiao/



09 outubro 2016

SALVE O EDGARD

Cine Edgard, Cataguases, Minas Gerais. Obra modernista, projeto de Aldary Toledo, continua abandonada. Foto Ítalo Stephan, 2016.

05 outubro 2016

LAMA

Barra Longa-MG , 11 meses depois da lama da Samarco, a população descobre o que pode fazer com ela...




Fotos cedidas por Arthur Etrusco

TEM COISA ERRADA

"Se projetássemos casas como planejamos cidades, a planta seria assim."


 Fonte:
https://www.facebook.com/Echos-Arquitetos-269597463144552/

03 outubro 2016

NOVA COMPOSIÇÃO DA CÂMARA

Em Viçosa-MG, assim ficou a composição da Câmara de Vereadores:

Idelmino Ronivon - Reeleito
Brenda - Eleita pela primeira vez
Sergio Construtor - Eleito pela primeira vez
Sávio José - Reeleito
Wallace - Eleito pela primeira vez 
Toti - - Eleito pela primeira vez  
Ronildo - Eleito pela primeira vez 
Antônio Elias - Reeleito
Edenilson 
Reeleito
Montanha -
Eleito pela primeira vez
Carlitos Meio Kilo - Reeleito
Helder Cheirinho - Reeleito
Raimundo Guimaraes - de volta
Joaquim Tristão - de volta
Geraldão - Reeleito
 

Por enquanto são esses os vereadores eleitos... novos nomes.. novos velhos nomes... é com essa composição que vamos lidar.
Que atuem para o bem de todos os viçosenses.

7 reeleitos, 6 nomes novos e 2 retornando, após vários anos.
14 vereadores, apenas uma vereadora? Continuamos conservadores demais neste aspecto.


02 outubro 2016

ARQUITETURA DO CAMPUS DA UFV: ECONOMIA RURAL

 Edifício sede do Departamento de Economia Rural, Campus da UFV, Viçosa-MG.Projeto do arquiteto Décio Machado. Fotos Ítalo Stephan, 2016