sábado, 22 de outubro de 2016

PLANMOB VIÇOSA

Segunda reunião setorial do PlanMob Viçosa - Secretários Municipais, Corpo de Bombeiro (UFV e Viçosa), Polícia Militar e cidadãos- Foto Ítalo Stephan, 2016

Artigo publicado no jornal Nova Tribuna, de 19/10/2016

Viçosa já começou a desenvolver seu Plano de Mobilidade Urbana - PlanMob Viçosa.  Mas, o que é um Plano de Mobilidade Urbana? O PlanMob Viçosa será um conjunto de propostas elaboradas para melhorar as condições de acessibilidade dos pedestres; do transporte coletivo; do uso de bicicletas; dos deslocamentos dos veículos motorizados. Viçosa tem a obrigação legal de elaborar seu Plano de Mobilidade Urbana e a ela começa atender. A execução do plano é uma exigência da Lei da Mobilidade Urbana - PMU, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Além disso, de acordo com o Estatuto da Cidade, os municípios com mais de vinte mil habitantes, que é o caso de Viçosa, entre outros, são obrigados a ter PMU integrado ao Plano Diretor local, que está sendo revisto e em fase de conclusão do anteprojeto, que será apresentado em breve em audiência pública.

O PlanMob terá como hierarquia de prioridades o pedestre e seu ambiente, pois o caminhar é a forma mais universal de circulação em qualquer cidade. A calçada é a via por onde circula o modo de transporte mais frágil e mais numeroso. As prioridades seguintes serão o usuário do transporte coletivo, o usuário do transporte não motorizado e o usuário do transporte individual. O PlanMob Viçosa será elaborado a partir de vários estudos, levantamentos e das contribuições da participação da população. Serão desenvolvidas inúmeras propostas, dentre elas as para a melhoria da circulação e sinalização do trânsito, a partir das medições dos fluxos de veículos nos cruzamentos que já estão sendo feitas e das contribuições que a população venha a fazer, seja nas reuniões, respondendo aos questionários ou utilizando a rede mundial de computadores, para expressar suas opiniões. Há pontos outros pontos cruciais a serem tratados, como a avenida Marechal Castelo Brancos e outras vias estruturais que ligam partes da cidade. Já há outros levantamentos em andamento, como o da qualidade das paradas de ônibus e das calçadas, as condições dos estacionamentos, as condições de uso de bicicletas, temas que ajudarão a definir o que de melhor poderá ser feito. Estão sendo feitos vários levantamentos sobre a legislação municipal e federal, sobre diversos documentos produzidos, como monografias, teses e estudos já realizados pela UFV.

O PlanMob Viçosa será referência para definir programas, projetos, ações e investimentos públicos para um período de dez anos. Há várias formas em que os cidadãos poderão contribuir com críticas e sugestões de melhorias. Participe das reuniões públicas. Nesta semana já serão iniciadas reuniões com a presença de representantes de setores da sociedade, como a empresa de ônibus, a associação dos taxistas, transportadores de carga, do transporte escolar, de setores ligados à segurança pública, construção civil, ONGs além de representantes de estudantes do ensino superior. Colabore quando for convidado a responder questionários sobre o PlanMob. Conheça a página do PlanMob Viçosa e contribua com a sua opinião, crítica ou sugestão, ou através do e-mail planmobviçosa@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário