domingo, 6 de maio de 2018

CATAS ALTAS DA NORUEGA-MG

Catas Altas da Noruega, uma pequenina cidade  próxima à Piranga.  Um município com um pouco mais de 3.500 habitantes.

Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. Em fase de restauro.

"Catas Altas da Noruega é rota de um dos antigos caminhos coloniais, o “Caminho de Dentro”. Um caminho alternativo e importante para o transporte de pessoas e mercadorias, especialmente a escoação do ouro das Minas Gerais. O Alferes José Joaquim da Silva Xavier (Tiradentes) fiscalizava este caminho por ordem do Rei de Portugal." 

Estrutura em madeira e vedação em adobe.

"O termo CATAS ALTAS pelo qual ficou conhecida a região tem sua origem no processo primitivo para extrair ouro, que era explorado no sistema de catas, onde grandes escavações eram feitas nas areias dos rios até encontrar a pedra do fundo do leito. Essas areias (ou cascalhos) eram transportadas para as margens em bateias (carumbés). Aos poucos, devido às enxurradas, o processo de catas foi substituído por outros meios de exploração. A origem do nome NORUEGA é antiga e frutuosa, sendo que, a versão geralmente aceita, de que é nome dado pelos primeiros desbravadores ao encontrar aqueles morros frios e úmidos que "escondiam a face do sol"."

Interior da igreja, com altares recuperados, pilares em recuperação, forro em cavaletes, para restauro.

Uma cidade com construções muito modestas, capaz de nos oferecer um belíssimo exemplar de arquitetura. Fotos Ítalo Stephan, Maio 2018.

Fonte:
http://www.catasaltasdanoruega.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/historia/6495

Nenhum comentário:

Postar um comentário