Praça Alice Loureiro, bairro de Ramos, Viçosa-MG. Foto Ítalo Stephan, 1/07/2018.
A PRAÇA É NOSSA!
A Prefeitura resolveu dar uma requalificada na Praça Alice Loureiro, no bairro de Ramos. A intervenção ocasionou uma forte reação polêmica por parte de alguns moradores, fato que resultou num abaixo assinado contra a obra.
A carta trouxe um conteúdo recheado de preconceitos. Apresenta uma suposição de que a partir da reforma e da colocação de mobiliário urbano a praça atrairia pessoas indesejáveis, como mendigos, drogados e ambulantes, trazendo problemas de segurança ao nobre bairro.
Conversei com um morador que discorda da carta. Gostou da reforma. Portanto, a reclamação grosseira e preconceituosa parece ser de uns poucos moradores.
As praças são, sim, locais para “respiro” da cidade de tijolo e concreto. São pontos de encontros de pessoas, espaços para estar e contemplação, locais democráticos, que marcam a vida dos locais por elas beneficiados. As praças reúnem pessoas que esperam as clinicas abrir, dá uma oportunidade para sentar. Uma praça com gente dá segurança. A área ganha mais segurança, pois, sem gente nela, tem sido um local de assaltos e roubos.
Pergunto se reformas em praças em outros bairros mais pobres seriam recebidas dessa maneira?
Aliás, há tantos bairros sem praça na cidade.
POR MAIS PRAÇAS EM VIÇOSA!
É dificil agradar todos, mas espero que esta pequena intervenção abra a mente dos preconceituosos e traga momentos agradáveis ao usuários. É disso que a cidade precisa! E que todos possam se apropriar com consciência deste espaço público da melhor forma possível!
ResponderExcluir