sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O que fizemos com as nossas cidades


Como são feias as cidades na pobre Zona da Mata mineira. Feias como resultado da falta de uma política urbana, do desrespeito ao meio ambiente, da pobreza da arquitetura e da pobreza material.

Manhuaçu (a mais feia de todas), Ponte Nova, Caratinga, Carangola, Viçosa, Ubá, Coimbra, Teixeiras, Carangola, Bicas vão crescendo sem controle e sem identidade nenhuma. Em qualquer uma destas cidades, a gente passa e quer passar o mais rápido possível, por presenciar tanta falta de cuidado, de respeito aos espaços públicos e de improviso e má qualidade em suas casas e prédios.

É muito comum encontrar nestas cidades edificações que avançam em cima dos leitos dos imundos e poluídos cursos d´água. Obras irregulares empurram e estrangulam os pobres rios. Vez ou outra os cursos d´água reclamam seus antigos leitos e fazem estragos. As construções avançam por cima das calçadas. Onde seriam marquises, surgem varandas ou prolongamentos de salas e quartos. As ruas ficam estranguladas, escuras, as casas sem ventilação. Cada vez mais cheias de automóveis, sem vagas para estacionar o caos se instala no trânsito. As caixas d´água azuis, as lajes com suas coberturas metálicas e antenas parabólicas dominam a paisagem.

Uma destas cidades é Ponte Nova. Ela, que um dia já teve maior importância regional, perde prestígio para outras cidades vizinhas. Sofreu demais com o último período de chuvas. Não conseguiu se recuperar e receber obras de conserto dos enormes estragos. Não está preparada para enfrentar um novo período chuvoso com os mesmos índices. O rio Piranga, que era para ser bonito, está assoreado e ainda tem pedaços de árvores, concreto e entulhos em seu leito.

Assim, a simpática, mas feia, muito feia Ponte Nova, enfrentará muitos problemas. O quadro pessimista está armado. Ficará cada vez com aquele jeito de terra arrasada. As autoridades pouco fizeram para dar um pouco de segurança e esperança de melhoras. Vamos torcer para que não aconteça nada de ruim aos seus habitantes, mas os céus estão muito nublados.

Um comentário:

  1. São Paulo sediará 33º ENSA com programação especial

    Os 30 anos da Federação Nacional dos Arquitetos, homenagens e

    seminário internacional marcam programação do evento



    Acontecerá em São Paulo, de 11 a 14 de novembro, o 33º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas do Brasil (ENSA). O evento deste ano será realizado durante a 8ª Bienal Internacional de Arquitetura, principal evento de arquitetura do país, no Auditório da Bienal de São Paulo.

    Segundo o presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP), Daniel Amor, a programação deste ano é especial. “Estamos comemorando os 30 anos da Federação Nacional dos Arquitetos. Por isso, o calendário do ENSA terá, além das discussões técnicas e grupos de trabalho, homenagens aos arquitetos que fazem parte da história da FNA, a entrega do Prêmio Arquiteto do Ano e um seminário com convidados internacionais”.

    Os dois primeiros dias do ENSA – 11 e 12 de novembro – serão dedicados ao Seminário Internacional: Sustentabilidade e Produção em Escala da Habitação de Interesse Social: Projetando para o Futuro. Iniciativa conjunta da FNA e do SASP com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) e o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Universidade de São Paulo (LAB HAB da USP), com o apoio do CREA-SP, o seminário pretende colocar em debate o desafio da produção arquitetônica em projetos de Habitação de Interesse Social (HIS) com sustentabilidade.

    Entre os palestrantes estrangeiros convidados já confirmados estão a arquiteta Teresa Buroni, do Uruguai e o arquiteto Juan Carlos Garcia Bocanegra, da Colômbia. Do Brasil participarão a arquiteta Ermínia Maricato, o arquiteto e urbanista Demetre Anastassakis, o Arquiteto Maxim Bucaretchi da PUC Campinas, a arquiteta Raquel Rolnik, e o Arquiteto André Drummond Soares de Moura do Fórum das Assessorias de São Paulo.

    Os dois últimos dias da programação do ENSA serão dedicados às sessões plenárias sobre as atividades da FNA, o movimento sindical e a atuação da FNA nas políticas territoriais e na implantação da Lei 11.888/08 da Assistência Técnica.

    A solenidade de entrega do Prêmio Arquiteto do Ano 2009 será na noite do dia 12 de novembro. Na mesma data, ocorrerá o lançamento da revista 30 anos da FNA.

    Informações sobre inscrições para o 33º ENSA podem ser obtidas através do site do SASP (www.arquiteto-sasp.org.br) ou pelos telefones: (11)3229.7989/4953.

    ResponderExcluir