segunda-feira, 11 de março de 2013

Verticalização


O processo de verticalização vem ocorrendo com bastante vigor nas cidades pequenas e médias.


Em Conselheiro Lafaiete, que se consolida como um pólo microrregional, o fenômeno não é diferente. Resta saber se há um acompanhamento pelo setor de planejamento urbano, especialmente quanto ao trânsito,  pois é sabido que a cidade apresenta um dos maiores percentuais de automóvel por habitante, em Minas Gerais.

Bruno Lana diz:
Pelo contrário, nunca teve um setor de planejamento urbano, muito menos arquitetos, urbanistas e/ou geógrafos nos setores da administração municipal. Inclusive, nenhum índice urbanístico deve ter sido considerado para a "aprovação" desses edifícios.
Tem alguma coisa que possa ser feita quanto a isso? Algum tipo de denúncia?

Prezado Bruno:
Cobre da Câmara Municipal, faça um grupo que reivindique as  medidas, acione o Ministério Público,  denuncie ao CAU, escreva para os jornais.

3 comentários:

  1. Pelo contrário, nunca teve um setor de planejamento urbano, muito menos arquitetos, urbanistas e/ou geógrafos nos setores da administração municipal. Inclusive, nenhum índice urbanístico deve ter sido considerado para a "aprovação" desses edifícios.
    Tem alguma coisa que possa ser feita quanto a isso? Algum tipo de denúncia?

    ResponderExcluir
  2. Em Florestal MG é a mesma coisa...
    Ricardo Faria

    ResponderExcluir
  3. Lafaiete, tem uma verticalização tardia, se comparada com outras cidades do mesmo porte. Acontece que em 2012, a Prefeitura, conseguiu aprovar uma lei de Uso e Ocupação de Solo, com uma série de restrições para prédios de grande porte, que fez gerar uma corrida de aprovações destes, sem nenhum critério arquitetônico e urbanístico. A maioria dos prédios de porte em construção estão fora do centro e caso não mude e a lei, haverá em um futuro próximo uma desaceleração desta atividade, podeno causar inclusive desemprego no setor e gerando um enorme problema social.

    ResponderExcluir