quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Autoestima atingida


Rio Novo-MG, uma exceção positiva.

Há 22 anos tenho escrito sobre cidades. Muitos dos textos publicados têm um tom de crítica severa quanto à qualidade de vida das cidades, como consequências do mau planejamento urbano. Às vezes minhas críticas atingem, sem que este seja o objetivo, a autoestima de algumas pessoas e comunidades. Não faço críticas às questões de afeto e pertença dos moradores de um determinado lugar. Isso é o sustentáculo e a riqueza de uma comunidade. Antes de tudo peço desculpas àqueles que eventualmente eu tenha passado a impressão de falar mal apenas com o intuito de agredir. Isso ocorreu com moradores de Coimbra e até com um primo meu, quando escrevi sobre o bairro Borboleta, em Juiz de Fora.

Almejo alertar principalmente para problemas causados pelo desrespeito ou pela falta de regras de estruturação físico-espacial da cidade. Para um Arquiteto e Urbanista é complicado ver tantos problemas que poderiam ser evitados ou minimizados na forma e no crescimento das cidades. É desanimador ver que, em geral as cidades estão perdendo qualidades obtidas ao longo da sua história.

Um comentário:

  1. Você viu a a pauleira ( no sentido literal) que esta dando a mudança do Plano Diretor de JF? Querias ver a população de Viçosa reagir assim. Ação Direta.

    ResponderExcluir