sábado, 14 de dezembro de 2013

Feliz Natal de 2014


 Texto publicado no jornal Tribuna Livre, de Viçosa, Minas Gerais, em 11/12/2013



Estamos muito próximos do Natal do ano 2013. O que desejo é que entre este Natal e o de 2014, Viçosa de Minas Gerais  ganhe o que merece, pelo menos um pouco, pois tem perdido muito. Para este não há quase nada a comemorar, em termos do que é feito na gestão municipal. Felizmente temos uma exceção, que é  atuação de uma Câmara Municipal com vereadores combativos e engajados por uma cidade melhor. Planejamento, obras e infraestrutura precisam de mais de um Natal, portanto não há mais tempo hábil para pedir algo de bom para o Papai Noel, a não ser que traga muita lucidez, uma grande dose de   humildade, que não sejamos inundados por suspeitas de más condutas sobre os  que mandam na cidade. Fiz uma pequena lista de presentes  para o Natal de 2014.

Que neste período, sejam esclarecidas as suspeitas que rodeiam os governantes, que as CPIs e representações judiciais cheguem aos devidos fins para que Viçosa possa ter oportunidades de uma administração competente e sustentável, coisa que carece há décadas. Que não haja mais denúncias de improbidade e desvios de recursos públicos.

Que neste período a Área de Proteção Ambiental  da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu seja discutida e criada, para haja os instrumentos para preservar a bacia, sua consequente capacidade de produzir água para o abastecimento de Viçosa.  Com essa definição teremos os critérios para a ocupação antrópica na região ambientalmente mais importante do município.

Que neste período seja rediscutido com a população, revisto, aprovado e colocado em prática o plano diretor. Que sejam feitos muitos projetos importantes e que estes consigam os recursos e que estes sejam aplicados corretamente.  Viçosa tem a obrigação de elaborar seu plano de Mobilidade e há prazo suficiente, se ele for iniciado logo nos primeiros meses do ano vindouro.

Que neste período  a cidade chegue à região das Coelhas, onde estão localizados os conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. A região continuará a crescer e é imprescindível que receba escolas, creches, comércio, segurança, arborização, posto de saúde, drenagem, áreas de lazer e de espaços e eventos culturais,  transporte coletivo abundante , pontual, seguro e de qualidade. Que a área seja integrada de forma digna à malha urbana.

Que sejam ampliadas as oportunidades de participação da população na definição do Orçamento Participativo e na discussão de propostas boas para a cidade. Que os conselhos municipais tenham condições adequadas de  funcionamento e que cheguem a decisões justas e benéficas e que estas sejam aplicadas. Que as concorrências públicas sejam vencidas pelas empresas tecnicamente mais competentes e com preços justos.  Que sejam impedidas as  construções ambientalmente insustentáveis e desrespeitosas à legislação urbanística e que  os espaços públicos não sejam mais invadidos.

Será que a lista é por demais  exigente?  Que Papai Noel nos ouça e atenda.  Da lista acima , tudo é possível ser feito em apenas um ano. Que tenhamos um auspicioso e melhor ano em 2014 e que ao fim dele tenhamos um verdadeiro Feliz Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário