sábado, 23 de agosto de 2014

ASSIM "GOVERNAM" VIÇOSA, A DE MG


COMUNIDADES CONTINUAM COBRANDO RECONSTRUÇÃO DE PASSAGENS DE LINHA FÉRREA

Passagens foram destruídas por temporal há quase 3 anos e até hoje nada foi feito (!!!)

A temporada de chuvas 2014/2015 vai chegando (assim esperamos)e a prefeitura ou a concessionária da linha férrea ainda não reconstruiu as passagens de linha férrea entre os bairros Vale do Sol-Nova Era e Nova Era-São José (Laranjal) destruídas pelo temporal de 31 de janeiro de 2012 que provocou estragos em diversas regiões das zonas urbana e rural de Viçosa.

Alguns meses depois do fatídico temporal, atendendo ao clamor de moradores, a Prefeitura improvisou passagens de madeira nos dois locais. Na ligação Vale do Sol-Nova Era, a “pinguela” permite a passagem de pedestres e motos. Já entre o Nova Era (Nove Cruzes) e o São José, destina-se apenas a pedestres. Em ambas, o acesso é precário, principalmente no acesso Nova Era-São José, que é uma pirambeira dos dois lados, intransponível até mesmo para pedestres quando chove. Na época, a Secretaria de Obras informou que um projeto de engenharia já fora encomendado e, tão logo fosse entregue, seria encaminhado à análise da então concessionaria da rede, a Central Atlântica, e, posteriormente, à Secretaria Estadual de Obras Públicas para aprovação e liberação de recursos.

Como nada disso aconteceu e mais nada foi feito, no ano passado a Secretaria, cobrada por moradores, informou que havia mandado ao órgão do Governo do Estado, um pedido de liberação de tubulões metálicos para reconstruir as passagens. Mas esta informação também não se concretizou por razões que não ficaram bem claras. Na ocasião, o ex-secretário de Agricultura do município, vereador Lidson Lehner, disse que o pedido de liberação dos tubulões foi desconsiderado pelo Setop/MG por ter sido encaminhado sem assinatura dos responsáveis. Como a prefeitura não falou mais sobre o assunto, para as comunidades tal projeto não passou de uma empulhação, uma desculpa esfarrapada para acalmar a revolta dos bairros com a precária situação.

Os tais tubulões também serviriam para a reconstrução da ponte sobre o São Bartolomeu entre os bairros São José e Cidade Nova-Barrinha, que já se encontrava interditada há quase 1 ano e também foi levada pelo temporal de 31 de janeiro de 2012. Até hoje a comunidade aguarda a construção de uma nova ponte no local.

FONTE: Jornal Folha da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário