quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Mine(i)r(i)oduto

O mineroduto é considerado por uns como uma forma eficiente e menos impactante de transporte de minério.
O mineroduto é realmente eficiente, pois transporta ininterruptamente uma quantidade enorme de minério, muito mais que qualquer composição de vagões em uma linha férrea eficiente.
O mineroduto é símbolo de uma política econômica errada, que leva o minério na forma de commoditie barata, para ser industrializado fora do país e para ser comprado na forma industrializada (chapas).
O mineroduto proposto tem um trajeto por 22 municípios, desde Congonhas até Presidente Kennedy, no Espírito Santo. Atravessa um número enorme de nascentes e mananciais, pois como funciona basicamente à base da gravidade, tende a passar por áreas mais baixas, exatamente onde estão as bacias hidrográficas, criando altíssimo grau de impactos negativos.
É um tubo de 65-70cm de diâmetro, capaz de transportar um mingau feito com pó de minério, água e amido (de milho ou mandioca). Pelo duto passam 950 litros de água (diluída com o minério e o amido) por segundo, ou seja, 57.000 litros por minuto, 3.420.000 litros por hora, ou 82.080.000 litros por dia, o suficiente para abastecer uma cidade de 410.000 habitantes diariamente. É uma transposição de água para ser despejada no mar.
Vende-se um minério barato, joga-se água e alimento fora. Rasga-se nascentes e morros. Impôe-se um eterno risco de desastres ecológicos.  Esse é o mineroduto.


Foto em:
http://www.rogeriocorreia.com.br/noticia/minerodutos-mineiros-serao-tema-de-audiencia-publica-na-almg/

Nenhum comentário:

Postar um comentário