terça-feira, 1 de outubro de 2019

PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: MAIS UMA PERDA

A UFV também destrói seu patrimônio arquitetônico.


Restos da demolição de uma construção antiga. Demolida para dar melhor visibilidade à nova construção, que invadiu o Campus Experimental.


Ignora-se a justificativa para a autorização da demolição. 
 Lamentável!

18 comentários:

  1. Sério Ítalo? "Lamentável"? Vou dizer algo que é realmente lamentável. Lamentável é uma pessoa esclarecida não conseguir distinguir entre a demolição de uma construção antiga para colocar um paralelepípedo com 200 apartamentos no lugar e a demolição de uma "construção antiga" (cujo nome e função originais você parece desconhecer) para substituí-la por PATRIMÔNIO. ISSO é LAMENTÁVEL... Espero que, daqui a alguns anos, você olhe para esse seu comentário infeliz e sinta a mesma vergonha que agora sinto por você.

    Giovani.

    ResponderExcluir
  2. PS: para esclarecimento dos incautos, cabe dizer que TODA construção (principalmente deste porte) na UFV, passa por todas as instâncias colegiadas. Logo nunca houve "invasão" do Campo Experimental e sim concessão de área para que a Fitotecnia pudesse ter construída sua Sede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu participei da discussão do PDFA, eram 30 metros de área "doada". Ficou muito mais que isso. Aliás, o projeto é bonito.

      Excluir
    2. Nem sempre as "instâncias colegiadas" decidem por unanimidade., sofro isso muito, no Conselho de Patrimônio.

      Excluir
    3. O projeto é anterior à publicação do PDFA. Contudo, basta olhar o "Mapa das Áreas de Expansão", no PDFA e constatará que TODO o campo experimental é delimitado como área de expansão do CCA.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. PS2: para os que não se lembram, cabe informar que o Edifício-Se de do DAU foi construído SOBRE uma estrutura pré-existente, chamada popularmente de "Fazendinha" (processo que a descaracterizou completamente). Esse edifício funcionava como alojamento para os visitantes que a UFV recebia nas ocasiões das Semanas do Fazendeiro. Nos anos 60, o edifício de alojamento onde meu pai morava à época pegou fogo. Ele e seus colegas ficaram desabrigados. O local que serviu de alojamento até que o "Novo" fosse construído foi, exatamente, a Fazendinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Foi projeto do Fred, meu e do Túlio.

      Excluir
    2. Pois é. E Françoise Choay já tinha escrito muita coisa interessante sobre "construção" de patrimônio.

      Excluir
  5. Não estou misturando as coisas. Distingo sim. Os paralelepípedos não tem minha concordância, veja minhas mujitas postagens. Tenho também o direito de discordar da decisão da demolição. Sei que não foi unânime. Realmente nunca consegui descobrir qual o uso daquela construção, mas acreditava que se mantida, pudesse ser um cafe, cantina. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Desculpa, mas não estou criticando o projeto, nem dizendo que ele invadiu nada. O terreno foi disponibilizado para vocês. Só que o acordo era 30 m para a EA e 30m para o Laboratório do CCE. Ambos invadiram o que parecia ser uma área "intocável"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O projeto é anterior à publicação do PDFA. Contudo, basta olhar o "Mapa das Áreas de Expansão", no PDFA e constatará que TODO o campo experimental é delimitado como área de expansão do CCA."
      Informe-se.

      Excluir
  7. Eu sei, conheço o Plano. Mas até então o campus era "intocável".
    Quanto ao PDFA, você sabe que para os gestores, os planos foram feitos para serem desrespeitados. Como permitiram estourar o gabarito do prédio ao lado do BB.

    ResponderExcluir
  8. Enfim, o problema é que demoliram desnecessariamente uma edificação importante, para mim. Não precisava, mesmo.Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Só compreenda que o que é "para si", quando publicizado, passa a ser "para todos". Procure manter o "para si" em si mesmo.

      Excluir
  9. Não entendo. Não é só para mim, saiba que há outros descontentes. Não posso manifestar minha opinião? Ficar calado? Não, não vou fazer isso. Ainda mais no meu blog. O blog é para receber opiniões, mesmo que divirjam, e assim elas ficarão registradas. Respeito suas contestações, e as de quem as manifestar. Publicizar é assim.
    Olha, ainda não vi nenhuma justificativa para a demolição.

    ResponderExcluir