Texto publicado no jornal Folha da Mata, Viçosa-MG, em 07 de junho de 2024
Este texto é um desabafo de um cidadão indignado. O péssimo atendimento dos hospitais em Viçosa é uma vergonha, é uma doença crônica, parece incurável. Vivenciamos uma situação criminosa, pois coloca toda uma população microrregional em risco de graves consequências, podendo levar à morte. Nada disso é exagero. É uma situação de calamidade pública que se arrasta há anos e não há sinais de mudanças. Viver em Viçosa é muito perigoso. Qualquer um de nós pode morrer por problemas de atendimento médico precaríssimo que enfrentamos há décadas. A população, não só de Viçosa, mas das cidades vizinhas, fica à mercê da situação abominável, corre riscos, sofre. Isso é de indignar qualquer um, exigir providências sérias e de responsabilizar os causadores dessa situação. Só há notícias ruins sobre os hospitais, que, se somados, não valem por um. Eis apenas algumas notícias recentes sobre os hospitais de Viçosa.
• “Hospital São João Batista é alvo de nova operação contra desvio de dinheiro público em Viçosa” (g1 Zona da Mata, 04/04/2023).
• “Pronto Atendimento do HSS ficará fechado neste final de semana - O hospital enviou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde comunicando a situação, no qual afirmou que foi "absolutamente impossível conseguir médicos plantonistas para atender neste final de semana" (Folha da Mata, 01/09/2023).
• “Novos desvios de dinheiro público são investigados no Hospital São João Batista, em Viçosa” (G1 Zona da Mata, 21/09/2023).
• “Hospital em MG é investigado por suspeita de desvio de dinheiro público” (Estado de Minas, 21/09/2023).
• “Ex-funcionária é denunciada por desviar verba de hospital em Viçosa” (Tribuna de Minas, 07/12/2023).
• “Conselho de Saúde de Viçosa pede intervenção nos hospitais da cidade - Ofício neste sentido foi encaminhado ao Ministério Público” (Site de Marcelo Lopes em 22/04/2024).
Quais são os responsáveis? O Ministério da Saúde formula políticas nacionais de saúde, mas não realiza as ações. Para a realização dos projetos, depende de seus parceiros (estados, municípios, ONGs, fundações, empresas etc.). Os Estados possuem secretarias específicas para a gestão de saúde; o gestor estadual deve aplicar recursos próprios, inclusive nos municípios, e os repassados pela União. Os municípios são responsáveis pela execução das ações e serviços de saúde no âmbito do seu território. O gestor municipal deve aplicar recursos próprios, os repassados pela União e pelo estado. A Lei Orgânica de Viçosa deixa claro que compete ao Município garantir atendimento integral à saúde, criando condições para o pleno exercício da profissão e satisfação das necessidades da população.
Não culpamos os médicos, enfermeiros, auxiliares e funcionários, pois todos sabemos da falta de pagamento, da insegurança, da falta de condições de trabalho. Esses fazem o que podem. Culpam-se alguns dos administradores de incompetência e irresponsabilidade, mas tudo parece que é muito mais que isso. Depois de 31 anos em Viçosa, posso afirmar que, quando precisei, raras vezes fui bem atendido, assim como toda gente que sofre, quase sempre calada, à espera de atendimento. Essa situação vai continuar assim, indefinidamente? O nosso melhor hospital é o de Ponte Nova? Isso tudo é sério; é grave, muito grave. Cadê o Prefeito para tomar providências? Se não consegue, que mostre responsabilidade buscando solução! Se não tiver tomado as devidas providências, que seja responsabilizado pelo mal que está fazendo ou deixando acontecer. O que não pode acontecer mais é deixar uma população inteira ameaçada.
Enquanto isso, cidadãos, sobrevivam se puderem, não ousem passar mal em Viçosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário