Temas de discussão: Arquitetura e Urbanismo. Planejamento Urbano. Patrimônio Histórico. Futuro das cidades. Pequenas e médias cidades. Architecture and Urban Planning. Heritage. The future of the cities.
30 abril 2010
Vila Gianetti: a bola da vez do patrimônio
29 abril 2010
Arquitetos: uni-vos para não perecermos
26 abril 2010
Água: padrão insustentável de consumo
23 abril 2010
Água: vai faltar
21 abril 2010
As galerias de Juiz de Fora
19 abril 2010
14 abril 2010
Cidade sem carros: é possível
12 abril 2010
Lições esquecidas
09 abril 2010
Telhado inteligente
Ver em:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=telhado-inteligente&id=010125100409&ebol=sim
07 abril 2010
Mal projetados
05 abril 2010
Sempre pode piorar
04 abril 2010
Ribeirão emparedado
Mais um prédio se ergue às margens do ribeirão São Bartolomeu. Mais um edifício se junta a um conjunto de outros, emparedando o pobre curso d'água que, parafraseando Fernando Gabeira, deu o azar de passar por dentro de Viçosa. Enclausurado, escurecido, desrespeitado, às vezes odiado pelos mosquitos que abrigará, esquecido por quem não o verá: este será o destino do São Bartolomeu, enquanto ele não reclamar seu leito natural.
Para erguer mais um bloco desse paredão, paga-se uma misera compensação em dinheiro, mais que um convite para completar a obra sinistra. Enfim, há arquitetos que se interessam em projetar estes monstrengos, há engenheiros que se mantém mais um tempo calculando ou construindo. Há os compradores, alguns deles professores universitários, que acreditam estar fazendo um bom investimento. Só os empreendedores da destruição ambiental faturam e muito alto. Essa é a (in)sustentabilidade em Viçosa.
03 abril 2010
Falta de gentileza urbana
Gentileza urbana é um pequeno ou grande gesto pela cidade. Pode ser um trompetista que, ao entardecer, espalha suaves melodias pela vizinhança; ou moradores que cultivam plantas raras e belas em um canteiro comunitário no bairro, ou um programa de pinturas em fachadas de casas de favelas.
Há cidades como Fortaleza, Governador Valadares, Ouro Preto e Betim que premiam seus moradores pelas ações em prol dos espaços públicos. Essa é uma idéia que poderia se espalhar Brasil afora.
Um exemplo contrário, ou da falta de gentileza urbana, é a forma com que as esquinas das ruas são ocupadas. Prédios ocupam esquinas com ângulos paralelos às vias. Isso atrapalha a visibilidade dos automóveis e de pedestres. Uma gentileza seria fazer chanfros nas esquinas, de forma a quebrar os ângulos, favorecendo o trânsito com maior visibilidade . Isso já foi proposta da lei de uso e ocupação do solo de Viçosa, mas abandonado. Os projetos arquitetônicos e os construtores não se dispõem a abrir mão de uns poucos metros quadrados ao nível do solo. É uma pena, pois com esquinas amplas e com visibilidade teríamos algo a mais de bom nas cidades.