sexta-feira, 10 de setembro de 2010

VLT é viável

Estudo de VLT para Viçosa (Imagem Ítalo Stephan e Juan del Toros, 2008) e o bonde em Amsterdam

O Veículo Leve sobre Trilhos - VLT - é perfeitamente possível em Viçosa. Os custos não são tão elevados como muita gente pensa. Outro empecilho alegado por muitos é sobre os cruzamentos com as vias existentes. Isso não é problema. VLTs existem em várias cidades e convivem com pedestres, ciclistas e automóveis, como ocorre em Amsterdam, uma cidade com 800 mil habitantes e muitos cruzamentos. A velocidade do VLT é segura e equivalente a qualquer veículo cruzando uma via.

Utilizar o leito da linha pode reforçá-la como eixo de crescimento urbano, inclusive com índices urbanísticos que permitam maior adensamento. É assim que ocorre em Curitiba, pois é ao longo dos eixos dos transportes coletivos que estão os maiores edifícios.

Há outras pessoas criando idéias interessantes mas muito menos viáveis, como aerotrilhos ou um VLT abaixo do nível da rua. Em Poços de Caldas já foi construído uma estrutura de monotrilho que nunca funcionou. Hojé é uma estrutura de concreto suja, um fantasma que atravessa a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário