terça-feira, 16 de novembro de 2010

Conselho de Arquitetura e Urbanismo

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU, está prestes a ser aprovado pela Câmara dos Deputados

Caros (as) Arquitetos (as) e Urbanistas

Após ter sido aprovado por unanimidade na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público - CTASP e na Comissão de Finanças e Tributação - CFT, o Projeto de Lei 4.413/2008, que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, luta histórica da nossa categoria profissional, está agora tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, com parecer do deputado Mauricio Rands (PT/Pe). Na CCJC foram apresentadas 2 ( duas) emendas ao Projeto de Lei: uma pelo relator e outra pelo deputado Bonifácio de Andrada (PSDB/MG).


Destacamos que essas emendas contrariam o princípio de unicidade de nossa profissão e de nosso conselho e também a autonomia do CAU no controle qualitativo das formações profissionais. Além disso, as emendas propostas são de mérito, ferindo o Regimento da própria CCJC.


Neste momento, temos que manifestar uma posição firme de coesão e mobilização para avançarmos na construção do nosso Conselho próprio ainda este ano. A CCJC é a última Comissão da Câmara dos Deputados para a aprovação do CAU. Depois de muitas idas e vindas, finalmente o PL do CAU está pautado para ser votado no próximo dia 16 de novembro. Se aprovado, o nosso PL passará então pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e, finalmente, para a sanção presidencial.


Desta forma, solicitamos que Arquitetos(as) e Urbanistas mais uma vez se manifestem atendendo ao apelo do CBA- Colégio Brasileiro de Arquitetos e Urbanistas, a exemplo do grande mestre Oscar Niemeyer, e se mobilizem em defesa da criação do CAU, mandando e-mail para todos os Deputados da CCJC, solicitando celeridade na aprovação do PL 4.413/2008.

2 comentários:

  1. Aos 45 minutos do segundo tempo, o Lula sancionou o CAU!!!
    http://www.arcoweb.com.br/noticias-em-geral/conselho-arquitetura-urbanismo-cau-aprovado-03-01-2011.html

    ResponderExcluir