terça-feira, 29 de julho de 2014

CARTA ABERTA ÀS LIDERANÇAS DE VIÇOSA


A AMEVIÇOSA está muito preocupada com os rumos da política em nossa cidade. A instituição não vê com bons olhos a judicialização do processo político, uma vez que isso, em função da incompetência/inoperância do atual grupo gestor, está travando a máquina pública administrativa.

Mas o que significa a judicialização do processo político? A Judicialização na política significa o deslocamento do pólo de decisão de certas questões que tradicionalmente cabiam aos poderes Legislativo e Executivo para o âmbito do Judiciário. Na nossa singela opinião, é no mínimo preocupante, pois coloca em cheque a autonomia dos poderes Executivo e Legislativo (direitos esses garantidos pela Constituição Federal), que estão nas mãos do poder Judiciário, que também não tem estrutura suficiente para operar e resolver as questões. O problema é que lutamos tanto pela liberdade de expressão, democracia e eleições diretas e elegemos os nossos representantes, que tem obrigação de zelar pelos nossos interesses. Esses representantes estão no Executivo e Legislativo, certo? Portanto, cabe a eles garantir o bom funcionamento da máquina pública. Como isso não acontece, obriga o Judiciário a agir e, diante da pressão da sociedade civil organizada, como tem feito a AMEVIÇOSA, e da mídia, vem o Judiciário, que você não elegeu, e que teoricamente não lhe representa, e tenta fazer o que tem que ser feito. Infelizmente, também sem estrutura, com as mesas abarrotadas de processos, o Judiciário leva anos para dar a decisão. Daí, todos nós perdemos.

POR UMA VIÇOSA CONVERGENTE, IDEALISTA E PROGRESSISTA! NÃO QUEREMOS A JUDICIALIZAÇÃO!

Estamos realmente preocupados e, por isso, a AMEVIÇOSA está tentando conversar com todas as lideranças e forças políticas viçosenses para que haja uma negociação entre elas e coloquem Viçosa em primeiro lugar. Pressionado, o grupo do Dr. Celito  reconhece que não tem condições de gerenciar o município, mas diz que vão “cair atirando” e “que não entregam a Prefeitura para outro grupo de maneira alguma”. Acontece que, se não fizerem isso, Viçosa vai morrer.

A AMEVIÇOSA entende que Dr. Celito deve conversar sobre isso, pois, do contrário, com a Judicialização, não conseguirá dar um só passo. São dezenas de processos contra a administração Celito e, provavelmente, se ele não passar o “bastão”, esse número só aumentará. Sobram, então, os grupos Ângelo Chequer e Cristina Fontes, que estão com disposição para ajudar a cidade.

É possível fazer um pacto, uma boa composição, por amor à VIÇOSA? Achamos que sim e estamos trabalhando com muito empenho nisso. Já procuramos diversas lideranças e verificamos que isso pode acontecer. O que a AMEVIÇOSA não aceita, em hipótese nenhuma, é que o dinheiro público seja usado para essas composições. Não aceitamos corrupção, em qualquer nível.

Portanto, pedimos a todas as lideranças, sejam elas políticas ou não, que abram seus corações para que todos possam sentar-se à mesa para uma rodada de conversas. A Judicialização vai travar a máquina administrativa e não chegaremos a lugar algum. Precisamos retornar ao processo político, com o Legislativo e o Executivo participando, em consonância com os desejos da população de Viçosa.

Pedimos ao Dr. Celito que participe das conversas e, POR AMOR À VIÇOSA, reconheça que este é o momento de passar para outro o comando da Prefeitura. Viçosa deve estar acima do orgulho e da vaidade de um Prefeito e de seu secretariado.

Pedimos aos grupos do Ângelo Chequer e da Cristina Fontes que montem uma equipe técnica de trabalho e, POR AMOR À VIÇOSA, deixem de lado as paixões e as vaidades, e governem juntos a nossa cidade. Precisamos agora é da união de todos. Queremos voltar a sonhar.

É muito importante alertarmos que a AMEVIÇOSA não aceita a presença de políticos de última hora em nossa cidade. Estamos vendo as articulações de alguns grupos e vereadores para que alguns nomes de candidatos desconhecidos sejam lançados e, assim, sem compromisso com Viçosa e região, mais uma vez, depois de colhidos os votos, nos abandonam como sórdidos oportunistas. Não estamos satisfeitos com esses grupos que estão, por interesses próprios ou interesses partidários, dividindo a política da nossa região. Eles querem se manter no poder e prejudicam uma cidade inteira. Cada grupo está apresentando um candidato cujo nome é totalmente desconhecido. Isso é um ultraje!

A AMEVIÇOSA NÃO APÓIA NENHUM CANDIDATO, mas deseja que Viçosa escolha representantes que sejam fichas limpas, que tenham raízes e sejam comprometidos com a nossa terra, que lutem contra a corrupção e que nos defendam dos exploradores políticos e corruptos. Queremos ter representantes nas esferas estadual e federal que sejam fortes e que, finalmente, tragam recursos e desenvolvimento para a região.

Aproximam-se as eleições de outubro, mas ainda há tempo para que, nesse curto período que as antecede, as nossas lideranças façam esse acordo e salvem a nossa cidade. Caso contrário, seus nomes ficarão registrados e sempre serão lembrados como os políticos que conseguiram destruir uma cidade universitária.

Amantes de Viçosa, ainda há tempo!

Porque somos um grupo que se importa...
AMEVIÇOSA - ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOS DE VIÇOSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário