domingo, 13 de março de 2022

AMONTOADO DE CASEBRES



 Nova Viçosa, Viçosa-MG. Fotos Ítalo Stephan, março 2022.

Nova Viçosa é um bairro cinquentão que nem pode ser chamado de bairro. Juntamente com Posses, é um "bairro" do tamanho de uma pequena cidade, escondido do resto da cidade, de difícil acesso, na encosta de um morro e no fundo de um vale. 

Seus moradores sofrem dramas diários já dentro de casas, muitas mais buracos que casas. As famílias se amontoam em quartos insalubres. Sofrem de enormes dificuldades financeiras. Sofrem com o risco o medo de serem soterrados por barrancos e pelos frágeis barracos.  Sofrem com o calor e com goteiras de seus telhados mal feitos. Mobilidade e acessibilidade são direitos que passam longe.

Há picadas que chamam de ruas, há algumas de terra e entulhos, umas de pedra fincada esburacadas, umas de blocos soltos, uma ou outra via asfaltada. Todas sem drenagem. Muitas dessas vias ameaçam desabar na próxima temporada de chuvas. 

Falta tudo em Nova Viçosa, a começar pelo Estado. Falta assistência técnica em qualidade e quantidade. Mas não faltam piadinhas preconceituosas sobre seus moradores, que não têm os direitos de cidadãos. Mas seus mais de 6.000 eleitores  serão lembrados novamente em 2022, 2024, 2026...

Um comentário:

  1. Você tocou no assunto que me pergunto sempre: Por que não um candidato do local, para trazer melhorias para o bairro? As pessoas continuam votando nas oligarquias...

    ResponderExcluir