terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

CENTRO HISTÓRICO DE MARECHAL DEODORO, ALAGOAS

Primeira capital do estado de Alagoas até 1839. População estimada 51 364 habitantes (IBGE, 2018). Segundo o site da Prefeitura, foi fundada em 05 de agosto de 1591, com o nome de povoado de Vila Madalena do Sumaúma. Servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas. O município foi criado em 12 de abril de 1636, passou a ser denominada de Vila Santa Madalena da Lagoa do Sul. A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. Cem anos depois, em 1939 o nome da cidade foi mudado para o atual, em homenagem ao filho ilustre Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, alagoano que proclamou a república e se tornou o primeiro presidente do Brasil.

Igreja do Carmo –  obra de autoria dos religiosos carmelitas sem data conhecida de construção, mas estima-se que seja anterior ao ano de 1715.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída por volta dos anos 1650.

Orla lagunar (Lagoa Manguaba).


Vista da cidade com a lagoa ao fundo.


Rua típica, com casas de frente estreita, tipo "porta e janela", coladas umas nas outras, com cobertura de telha cerâmica em duas águas Casas alinhadas com calçadas estreitas e descontínuas.

Fotos Ítalo Stephan, fevereiro de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário