segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A arquitetura no Campus da UFV


Biologia e Engenharia Florestal: Dois belos exemplos de arquitetura no Campus. Fotos ítalo Stephan

Em quase nove décadas de existência, o Campus da UFV foi recebendo edificações que formam um importante acervo arquitetônico. Há edifícios cujas qualidades arquitetônicas se mantiveram por décadas. O acervo atual é um interessante conjunto de obras ecléticas, modernistas e contemporâneas. A forma com que foram implantados e com que são mantidos criou um campus com ambientes cujas proporções e paisagens proporcionam a sensação de harmonia, ordem, tranqüilidade, segurança e contemplação, o que atrai e encanta pessoas durante todo o tempo, pois transformou o Campus em um grande parque urbano.

Há alguns edifícios significativos, como a casa onde funciona a Reitoria, o eclético classicizante Edifício Arthur Bernardes, o eclético edifício Belo Lisboa, o proto-moderno prédio da Economia Doméstica e os prédios modernistas da Engenharia Florestal ,da Economia Rural, da Engenharia Agrícola, da Zootecnia, da Biologia (com seu belo pátio interno) e o Centro de Vivência. Há ainda, dignos de menção a pequenina estaçãozinha, a edifício da Imprensa Universitária, o conjunto de casas da Vila Gianetti e o conjunto de prédios do Centreinar. Há,também edificações bem antigas, de usos diversos como tuias, silos e abrigos de animais que merecem ser preservados.

Mas há alguns escorregões que contribuíram para ameaçar o conjunto, pois mudaram o gabarito e o alinhamento iniciais ou não mantiveram o nível das demais edificações. O prédio da Biblioteca e o da Biologia II, as agências da CEF e do Banco do Brasil, o espaço comercial ao lado dão prédio da Economia Doméstica são alguns dos exemplos.

Há outros tantos prédios que, embora não tenham atributos arquitetônicos marcantes, se integram perfeitamente ao conjunto.

Um passeio pelo Campus com um olhar mais atento mostra um conjunto de rara importância em comparação com outros campi, pois agrega história e boa arquitetura, produzida parte por arquitetos conhecidos e parte pelo grupo de arquitetos da UFV , que atuou desde a década de 70, e ainda atua, o que sinaliza que novas obras de qualidade poderão se somar ao belo conjunto. O padrão deve ser mantido,o que faz do fato de acrescentar novos prédios um grande desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário