Temas de discussão: Arquitetura e Urbanismo. Planejamento Urbano. Patrimônio Histórico. Futuro das cidades. Pequenas e médias cidades. Architecture and Urban Planning. Heritage. The future of the cities.
26 janeiro 2011
Estação Cultural em Viçosa - uma ideia
Só para provocar.
É uma ideia para requalificar a Estação Cultural Hervê Cordovil, no centro de Viçosa.
A ideia consiste no fechamento em vidro da plataforma criaria um ambiente protegido para uma galeria (por exemplo); a remoção da atual edificação anexa com a substituição por um volume simples, com a parede oeste com um mural, serviria para abrigar um espaço para a divulgação dos negócios e eventos da cidade (diretório); a utilização da linha para o VLT e a construção de passeios, ciclovia e jardins daria uma dimensão humana e atual ao local; o auditório seria recuperado e a Biblioteca poderia permanecer, enquanto não há outro local. Um pátio entre as duas edificações funcionaria como anfiteatro para leituras e manifestações artísticas.
Sem vagas de automóveis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como sempre, não são os profissionais que não colaboram com a cidade, mas a cidade que não escapa de administrações factóides. Projeto bem pensado, pois à noite, a estação se transforma num antro de inconveniências, além de estar com a conservação muito descuidada. Elaine Cavalcante
ResponderExcluirIdeias que são ideias de ideias que são. Mas são elas que transformam o mundo e não a força das "mediocridades laboriosas".
ResponderExcluirTemos as ideias e as representações das ideias. Está sua é uma. Tenho outra. Outros terão outras, Por isso que o concurso de projetos é um caminho saudável. Fazemos vários estudos e a população escolhe o que melhor atender o programa. Na minha ideia "O Centro é de todos" , que está lá no blog Viçosa Cidade Aberta, tem um program mais da memória ferroviária.
Prolfaças!
Acredito Ítalo, que o dia que dermos importância a todos que querem contribuir para termos uma cidade melhor, aí sim ela será uma cidade melhor. Sigamos com paciência e colocando nossa mente para funcionar.
ResponderExcluirObrigado
Marcos Nunes
otima ideia... ainda dá tempo de colocar pelo menos uma parte em prática....
ResponderExcluir