Temas de discussão: Arquitetura e Urbanismo. Planejamento Urbano. Patrimônio Histórico. Futuro das cidades. Pequenas e médias cidades. Architecture and Urban Planning. Heritage. The future of the cities.
02 julho 2011
Proposta para Viçosa: Estação rodoviária e rua dos Estudantes
Viçosa poderia ter obras dessa qualidade!
É apenas uma das muitas que o Departamento de arquitetura e urbanismo produz há anos!
Abaixo a mediocridade!
Projeto de intervenção urbana no centro de Viçosa englobando a Rua dos estudantes, Av. Ph. Rolfs e Av Marechal Castelo Branco foi elaborada visando melhorar o trânsito, criar espaços públicos de convivência, promover a acessibilidade e uma nova estética para a "porta de entrada" da cidade.
Dentre as propostas se destacam: a ciclovia ladeando a linha férrea que será usada para a instalação do sistema de transporte público por VLT (veículo leve sobre trilhos), uma ponte ligando a Rua dos Estudantes à Av. Marechal Castelo Branco, criação de pontos de ônibus no centro da via, com faixas exclusivas para ônibus, relocação da rodoviária, que ocupa espaço impróprio e contribui para o caos no trânsito, dando lugar ao Shopping Popular de Viçosa, que abrigará as atuais lojas do Shopping Chequer, uma grande rotatória para organizar os fluxos de carros, alargamento das vias na Castelo Branco e a criação de duas praças onde há hoje um lote vago e em um dos lados do Shopping Chequer.
Parabéns para Hugo Medrado, Janaina Matoso, Maria T Morais e Sarah Medrado pela proposta!
Parabéns aos orientadores: professora Aline Werneck Barbosa de Carvalho e professor Geraldo Browne Ribeiro Filho!
Proposta de alunos da disciplina Desenho Urbano, 2011.
Ver vídeo em:
http://www.youtube.com/watch?v=r2WcHpuqyec
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tem o vídeo que mostra melhor o projeto: http://www.youtube.com/watch?v=r2WcHpuqyec
ResponderExcluirO DAU faz, a muito tempo, ótimos projetos de baixo custo, sustentávias e com extrema qualidade DE GRAÇA pra Viçosa. Qualquer prefeito da região pegaria qq um destes projetos e o executaria sem pensar, e ficaria rindo de orelha a orelha. Mas não entendo porque os prefeitos de Viçosa sequer se dão o trabalho de procurar saber deles. "Em casa de ferreiro o espeto é de pau". Talvez, na sua infinita prepotência, acham que suas idéias devem ser melhores. No minimo...
ResponderExcluir