domingo, 30 de setembro de 2012

Alerta sobre o Mineroduto

Repasso esta mensagem importante, recebida por e-mail. Entendo que ela deve ser divulgada.

Pessoal,

Vejam o que nos aguardam.

Estive na cidade de São Domingos do Prata nesta semana e não podia deixar de relatar o descontentamento geral dos proprietários do município sobre a passagem do eixo Mineroduto da MMX Anglo America (regiao do Serro-MG até São João da Barra-RJ), este processo começou na região a cerca de 5 anos atrás, além das indenizações serem mínimas eles não imaginavam que o estrago em suas propriedades seriam tanto, pensavam que seria apenas a passagem de um cano de 65 cm de diâmetro com profundidade de 1,5 metros que pouco afetariam suas propriedades e muito menos suas vidas, infelizmente não foi isto que aconteceu.
Vejam as imagens, elas falam por si só. Algumas fotos tiradas em áreas de APP, brejos aterrados, a servidão é de 30 metros e na da Ferrous que atinge nossa região é de 38 metros.

Estas fotos foram tiradas no município de São Domingos do Prata - MG nas propriedades das seguintes pessoas.
   - Amélia Antunes Chavier In Memorian ( Seu filho-Luiz Eduardo Antunes Xavier)
   - Flavio Eustáqio Rolla
   - José Flávio Gomes
   - Sebastião Gomes Domingues


O Sr. Sebastião Gomes Domingues foi um dos grandes prejudicados. Foi depositado pra ele cerca de R$19.000,00 a cerca de 3 anos atras ele ainda não recebeu, nem perícia sequer foi feita em sua propriedade e nem vão fazer pois já abriram a servidão para passagem do mineroduto, o produtor alegou que sua propriedade está parada desde então, seu gado teve que retirar do retante que não foi atingido pois o pessoal operacional que passam pelo eixo deixam suas porteiras e tronqueiras abertas seu gado vai para estrada e se algum carro atropelar algum animal ele é o responsável. Infelizmente eles não conseguiram reunir um grupo como o nosso pra brigar pelos seus direitos e mobilizar a sociedade.
Segundo informações locais quem está realizando as obras é a empresa Camargo Correa, estas rodovias para passagem do mineroduto começaram o ano passado 2011 e segundo as informações com pessoal do hotel que hospeda a turma operacional, a previsão do término da obra da Camargo é pra Julho de 2014 isso se a obra não sofres atrasos como Chuvas, correndo risco de assoreamento dos brejos como aconteceu na fazenda do Sr. Rogério Guerra que teve 2 açudes assoreados por lamas do mineroduto na região de Nova Era - MG. A previsão é mais 2,5 anos na região de São Domingos do Prata sem que os produtores possam reutilizar as suas terras. Isto é fato, bastam irem lá e verem.

Peço que repassem aos demais proprietários atingidos pra que tomem conhecimento do que nos esperam.

Att.

Produtor Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário