sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A importância de um projeto



O Colégio de Viçosa, fundado na década de 1950, volta a ter a grande chance de ser ocupado plenamente, com um novo projeto para sua ocupação como Centro Administrativo, em que o gabinete do prefeito e todas as secretarias estejam juntas.

Essa ideia já tem mais de 20 anos. Na década de 1990, com o prefeito Geraldo Reis , tentou-se, sem sucesso,  transformar o Colégio num Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC e a construção de uma quadra esportiva coberta. Em 2000 o Colégio foi tombado pelo município, com o mesmo objetivo. Em 2002 foi objeto de Trabalho Final de Graduação com a intenção de abrigar a  prefeitura, um desejo do então prefeito Fernando Sant'Ana e Castro. Outros projetos foram feitos em 2006 e 2012. O prédio tem 5.400 metros quadrados, uma área mais que suficiente.

Atualmente, o município gasta mais de trinta e quatro mil reais por mês, pagando aluguéis para abrigar seus órgãos. Além de otimizar o funcionamento entre as secretarias e o gabinete, o município fará uma economia de uns 410 mil reais por ano. 

Nos primeiros dias deste mês de outubro, fui solicitado pelo prefeito em ajudá-lo na realização desse sonho compartilhado por tantas outras pessoas. Com a colaboração do Professor D'Antonino (Secretário Municipal de Fazenda), do Engenheiro Civil da Prefeitura André e das Arquitetas Thuany (Prefeitura) Araújo e Jéssica Lima (UFV) formatamos um projeto em quatro dias e esse foi apresentado à Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais. Com um sinal inicial positivo, foram acrescentados os vários documentos solicitados e, uma semana depois do começo, a boa notícia nos chega: R1320.000,00, a fundo perdido, valor suficiente para revitalizar uma boa parte do Colégio de Viçosa, e assim iniciar o processo de mudança definitiva de vários setores para o portentoso edifício.

Com esse valor será possível colocar forro, nova instalação elétrica, pisos, trocar as janelas, substituir parte do reboco, construir sanitários, rampa e plataforma acessível e ter uma nova pintura, tudo isso em uma área de aproximadamente 1.500 metros quadrados.

Ressalto a importância da vontade política de um prefeito enquanto assume uma difícil tarefa, da atuação conjunta de competências técnicas na elaboração de um projeto que resultará em concretas melhorias para Viçosa. Aguardemos que as obras se iniciem brevemente e que o ideal do Colégio de Viçosa revitalizado seja, enfim, realizado.

Um comentário:

  1. ESSE ITALO (DILMA) E O SR PODEROSO DANTONINO SAO UM BANDO DE BABA OVO

    ResponderExcluir