Temas de discussão: Arquitetura e Urbanismo. Planejamento Urbano. Patrimônio Histórico. Futuro das cidades. Pequenas e médias cidades. Architecture and Urban Planning. Heritage. The future of the cities.
22 outubro 2017
ARMAZENAR ÁGUA
PERCEPÇÃO AMBIENTAL
Na atual crise hídrica temos que aprender a conviver com as chuvas. Estarmos atentos à fábula da formiga e da cigarra. Não demora vem às chuvas e com certeza as enchentes. Estejamos atentos, pois os solos estão esturricados e com baixa permeabilidade. Até o momento todo o nosso processo é drenar as águas e não ARMAZENÁ-LAS. O solo, neste aspecto, é o melhor armazenador de água das chuvas.
O professor Osvaldo Valente, entendido neste assunto, excelente profissional, pouco ouvido, idealizou pequenas valetas em nível nas pastagens que aumentaram 40 % a vazão das nascentes e diminuíram as enchentes, apenas seguindo o princípio de INFILTRAR A ÁGUA NO SOLO. Estas técnicas, associadas à construção de pequenas barragens, deveriam ter sido adotadas neste período de seca.
Infelizmente, ainda cuidamos do meio ambiente nos nossos escritórios e nas LEIS e neste caso, se algumas delas forem realmente aplicadas irão trazer mais mal do que bem. Não condizem com a realidade ambiental.
As consequências dessa nossa falta de sensibilidade no trato com a natureza já têm sido comprovada pela falta de água, áreas desertificando, mudanças climáticas e as queimadas que surgem em diversas regiões e países. Ações piores virão se não mudarmos urgentemente de comportamento. A responsabilidade é de cada um de nós.
CIÊNCIA PARA A VIDA. CONHECER PARA PRESERVAR.
Contribuição de João Luiz Lani
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário