01 janeiro 2025

LIVRO DE LEITURA IMPRENSCINDÍVEL

 



Golpes são dados não mais com tanques nas ruas, mas por via eleitoral. A via eleitoral é o caminho (para muitos outsiders como Mussolini, Hitler, Chávez) para chegar ao autoritarismo. É o meio pelo qual o autoritarismo usa as próprias instituições da democracia para matá-la.de forma gradual, sutil e legal.

Segundo a resenha de Clayton Mendonça Cunha Filho:

O livro busca mostrar como a democracia pode e é frequentemente subvertida por dentro, pelas mãos de líderes e atores de tendência autoritária que, navegando através de suas mesmas instituições e poderes, terminam por transformá-la em um regime distinto e autocrático, sem necessariamente precisar utilizar das forças armadas ou de um golpe de Estado clássico. "

"Segundo os autores, a morte da democracia atualmente viria principalmente através de medidas anunciadas com nobres intenções, tais como combate à corrupção ou segurança nacional, e coberta de vernizes democráticos, frequentemente avalizadas por instituições como parlamentos ou cortes de justiça. "

"A subversão democrática na maioria das vezes se daria através de medidas graduais e se iniciaria, na verdade, já através de medidas simbólicas e discursos polarizadores que buscam construir a ideia de ilegitimidade dos opositores. " 

Fonte: https://revistas.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/10428/html

Nenhum comentário:

Postar um comentário