terça-feira, 31 de março de 2009

Oportunidades

2007

Viçosa tem passado por um longo período de crescimento dinâmico, mas, ao mesmo tempo, vem sofrendo as conseqüências da falta de planejamento urbano adequado. Ou seja, há um crescimento, muito mais como um inchaço, enquanto o desenvolvimento chamado sustentável encontra muitos obstáculos. Desde o final dos anos 1990 tem havido um acréscimo populacional de mais de mil pessoas por ano e, por incrível que pareça, há quase o mesmo número de automóveis e motocicletas que, no mesmo espaço de tempo, passaram a circular nas nossas saturadas e estreitas vias.
Uma das grandes oportunidades que a serem aproveitadas pela economia local se relaciona com o crescente número de eventos que envolvem milhares de pessoas: as formaturas Em Viçosa, mais e mais estudantes vão concluindo seus cursos superiores e, para coroar suas jornadas bem sucedidas, realizam inúmeras solenidades de graduação (missas, cultos, festas com a família, festas com os colegas, churrascos).
A UFV decidiu realizar sua tradicional formatura de final de ano em duas datas. As faculdades particulares começam a formar suas turmas, que não são pequenas. Em breve teremos em Viçosa cerca de uma dezena de formaturas de grande porte, sem contar com festas de ex-alunos da UFV e as outras dezenas que envolvem a conclusão do segundo grau. Há demanda por inúmeros tipos de serviços como cabeleireiros, manicures, bufê, filmagens, fotografias, gráficas, sonorização, decoração, táxis, vans, aluguel de roupas, aluguel de salões de festas, hospedagem, etc. Quem vem à Viçosa para participar da formatura de um parente, deixa muito dinheiro em supermercados, hotéis, distribuidoras de bebidas, restaurante, lanchonetes, sorveterias, salões de beleza e padarias. Tudo isto representa um forte, mas desorganizado, movimento na economia local. Tudo isto ainda será multiplicado, à medida que o número de formaturas for aumentando. E, o que tudo indica, é um caminho sem volta.
As respostas daqueles que ganham com este grande movimento são ainda muito tímidas. A cidade não está sendo preparada para tudo isto da forma como conviria. Não há espaços suficientes para abrigar grandes formaturas que demandam áreas extensas para acolher os parentes e convidados. O apertado sistema viário mal dá conta do dia-a-dia. Não há área suficiente para estacionamentos, nem para as compras ou para as festas, almoços e cerimônias religiosas. Não há calçadas contínuas e boas condições de acessibilidade. Há poucos bons hotéis na cidade; não há sequer um apartamento de hotel em Viçosa com ar condicionado. Enquanto os cursos superiores vão acrescentando novas turmas e cursos, aumenta a demanda para a realização de seminários, semanas, congressos ou encontros científicos. Tais eventos já têm seu porte e número limitados pela falta de infra-estrutura, que vai desde os problemas de transportes (tanto em relação às ligações com o resto do mundo, quanto na ligação entre as partes da cidade), hospedagem e restaurantes (que dêem conta da qualidade em quantidade) e pela falta de um centro de convenções de médio porte. Recentemente surgiu a construção de estruturas improvisadas para festas (feitas com bambu, lonas, plásticos) em várias partes da cidade. Isto tem gerado desconforto e uma série de ações contrárias de moradores ameaçados pela perda do relativo sossego. Mas não há espaço para continuar indefinidamente improvisando.
A cidade, cuja vocação como pólo educacional se consolida de vez, encontra sua estrutura em seus limites praticamente esgotados. É urgente pensar Viçosa, ousar em Viçosa, para que seja possível reverter as oportunidades em benefícios para muitos cidadãos. Carecemos de planejamento sério, de parcerias entre o setor público e o privado, de iniciativas sustentáveis visando o desenvolvimento e o bem da coletividade. Viçosa precisa e merece. Será preciso que empresas de fora percebam o enorme potencial que aqui existe e tomem o lugar de quem daqui vive? Com a palavra, os empresários.

Um comentário:

  1. Bom dia Italo,

    Concordo com você totalmente, viçosa precisa de PLANEJANETO URGENTE. A cidade tem potencial economico que deve sim ser explorado. Quero poder sonhar q a Viçosa q meus filhos iram conhecer é mais do que apenas a UFV.

    Vanessa Souza

    ResponderExcluir