domingo, 4 de janeiro de 2015

Shopping prá quê?

Foto de Seph Lawless

A silenciosa decadência dos shopping-centers/ Roberto Amado

"Um dos maiores ícones do capitalismo está em decadência. A época do apogeu dos shopping centers já passou e há sinais eloquentes de que esse modelo de negócio está acabando — assim como o consumismo excessivo."

"Nos Estados Unidos, onde eles foram inventados, cerca de 15% no shoppings vão falir ou serão transformados em outros espaços comerciais nos próximos dez anos, segundo a Green Street Advisors, empresa americana ligada a empreendimentos comerciais. Outra empresa do ramo, a CoStar Group, calcula que, em média, 35% dos espaços das lojas dos shoppings americanos estão ociosos."

"É verdade que o boom dos shoppings ainda se manifesta em países como a China e a Índia. E até mesmo no Brasil há crescimento: segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), existem 500 shoppings no País e, até o fim do ano, serão 530. Mas não há otimismo no setor. Segundo o informativo setorial de shopping centers do Ibope Inteligência, “a taxa média de vacância nos 36 shoppings inaugurados no ano passado foi de 50%, ou seja, de cada duas lojas uma estava fechada por falta de locatário."

"O cenário é ainda mais assustador entre os shoppings inaugurados no segundo semestre. A taxa média de ocupação em 21 shoppings inaugurados a partir de setembro foi de apenas 38%; alguns shoppings inaugurados no último trimestre do ano tiveram taxas de ocupação inferiores a 20%”."

Texto completo: http://outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/a-silenciosa-decadencia-dos-shopping-centers/

Mais matérias:
http://finance.yahoo.com/blogs/daily-ticker/the-rise-and-fall-of-the-shopping-mall-140552841.html
http://www.pbs.org/newshour/bb/temples-american-commerce-indoor-malls-lose-shoppers-e-stores/
http://exame.abril.com.br/economia/album-de-fotos/veja-serie-de-fotos-que-mostram-a-morte-de-shoppings-centers

Nenhum comentário:

Postar um comentário