quinta-feira, 5 de março de 2015

CAMINHO DO CAMPO

Há três importantes projetos em pleno andamento, para o desenvolvimento de Viçosa, Teixeiras e demais cidades vizinhas. Eles são TREM DAS SERRAS DE MINAS, do VLT e do CAMINHO DO CAMPO.  Os projetos são interligados, mas não dependentes.  Apresento um deles:

Portal e posto de vendas, proposta para Teixeiras, MG

CAMINHO DO CAMPO

Projeto  da ASPLAN – Associação de produtores de hortaliças, frutas, flores e plantas ornamentais de Teixeiras e região - que contempla a melhoria da qualidade de vida de centenas de famílias rurais, envolvidas com a agricultura familiar; que vai preparar as propriedades rurais e seus proprietários para receber os turistas e para vender sua produção.
O objetivo é produzir flores e plantas ornamentais para embelezar as propriedades e as estradas vicinais, além de produzir um excedente para a comercialização no mercado de flores e plantas ornamentais que está com uma demanda reprimida muito grande no país.
Isso vai criar um novo mercado para a região e vai melhorar consideravelmente a renda dos nossos produtores rurais envolvidos com a agricultura familiar. A filosofia a ser implantada é da AGROECOLOGIA, tecnologia produzida em Viçosa e que pode ser transferida para todas as cidades do entorno, com grande vocação para o turismo rural.
A ASPLAN já tem um terreno à disposição para a implantação do viveiro que produzirá as mudas de flores e plantas ornamentais, cedido pela Prefeitura Municipal de Teixeiras, que está assumindo o projeto CAMINHO DO CAMPO como piloto. A ASPLAN busca recursos para a compra de equipamentos e materiais.
A Universidade Federal de Viçosa está envolvida na elaboração e execução desse projeto por meio dos diversos órgãos e instituições envolvidos com a agroecologia, com estudos já em andamento para a participação da OCA – Organização Cooperativa de Agroecologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário