quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Era dos Semáforos: um falso progresso?

E o trânsito com os semáforos? É cedo ainda, pois há muitos ajustes a serem feitos. Tem de melhorar, e muito!
Nos primeiros dias já vemos sinais de impaciência, motociclistas reclamando que os carros não deixam passagem, buzinas tocadas com raiva, automóveis avançando os sinais, automóveis fechando as vias com sinal aberto, motos passando por cima dos canteiros, batidas entre automóveis. Há muito descontentamento.
Paciência antes de chegar a uma opinião definitiva. Só sei que, por enquanto,  teremos de sair mais cedo que antes. Aos poucos vamos tentar encurtar caminhos, mudar horários, procurar caminhos alternativos.  
O trânsito sem os semáforos  era algo relativamente bem negociado. O trânsito com o semáforo implica em regras rígidas. Pode até dar certo. Mas é improvável que melhore. Talvez tenhamos saudade do passado.
As obras e semáforos implantados parecem ainda muito focadas para resolver os problemas dos automóveis, sem atenção aos pedestres e nenhuma  aos ciclistas.
É este o progresso tão desejado?

2 comentários:

  1. Ítalo, uma pena a era dos semáforos (e das leis de trânsito) não ter chegado ao Egito. Um caos! Impressionante como as pessoas conseguem fazer a cidade fluir sem regras básicas ou o mínimo de organização. Que tal um projeto para os egípcios?ehhehe
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Mas o que me dá mais raiva é que a prefeitura gasta dinheiro com medidas paliativas pra resolver problemas do trânsito que recebe um número absurdo cada vez maior de automóveis a cada dia ao invés de fazer o simples e necessário: colocar ciclovias no centro! Já é um grande incentivo aos cidadãos a voltarem a andar de bicicleta e deixarem o carro de lado. Em Viçosa é tudo muito perto! Para a maioria das pessoas utilizar o carro é mero capricho!

    ResponderExcluir