domingo, 17 de abril de 2011

Café Filosófico


Café Filosófico promove discussões e reflexões
Com o intuito de ampliar a inserção social da Universidade por meio de iniciativas culturais, os professores do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa, em conjunto com uma equipe alunos da instituição, iniciaram o projeto de extensão Café Literário.
O projeto permite a construção de um espaço aberto de debates junto à comunidade em geral – moradores do município de Viçosa, estudantes secundaristas, associações e representantes da sociedade civil, membros do poder público, docentes, alunos e técnicos da UFV e de fora dela –, para a promoção de reflexões sobre o mundo, o tempo, a ciência, o homem, a mulher, a política, o município e todos os aspectos da vida contemporânea.
Entre as atividades, contempladas pelo projeto, estão: saraus, exposições, exibição e discussão de filmes, performances teatrais, com o objetivo de promover o diálogo entre pesquisadores, professores, artistas, profissionais e o público não especialista, incentivando a opinião crítica, a produção cultural e a reflexão sobre a realidade local em conexão com os problemas e desafios presentes na agenda global contemporânea.
Todas essas atividades serão desenvolvidas nas dependências da Casa Arthur Bernardes, na Praça Silvano Brandão.


Encontros
A programação para o primeiro semestre prevê dez encontros, realizados entre abril e junho nos espaços escolhidos, com ampla divulgação na cidade e apoio de diversos setores da UFV.
O primeiro encontro teve como tema "Conhecimento, educação e desenvolvimento local: o papel da UFV no município de Viçosa" e ministrado pela reitora em exercício Nilda de Fátima Ferreira Soares, em 16 de abril.
A professora Beatriz de Basto Teixeira e o professor Ítalo Stephan ministrarão o segundo encontro, cujo tema é "O uso do espaço urbano", no dia 30, também na Casa Arthur Bernardes.


(Fonte: UFV Informa /Marco Túlio Câmara, bolsista / Fonte: Diogo Tourino de Sousa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário